Impressões ao calor da Hora: a escalada autoritária com o assanhamento do guarda da esquina, por Daniel Samam

Tivemos ao menos dois episódios nesta quinta-feira (4) que retratam bem os tempos de forte inclinação autoritária e fascistizante no país.

Primeiro, um jovem de 24 anos foi preso em flagrante no início da madrugada em Uberlândia, após fazer postagens referentes à visita de Bolsonaro à cidade. A Polícia Militar considerou que o jovem incitou a prática de crime contra segurança nacional ao publicar no Twitter a frase: "Gente, Bolsonaro em Udia amanhã... Alguém fecha virar herói nacional?".

Agora à tarde, aqui no Rio de Janeiro, o camarada André Constantine, militante do PT e do movimento "Favela não se cala" e comentarista da TV 247, foi preso arbitrariamente pela Polícia Militar no ato “Guarda armada, não!”, contra o armamento da Guarda Municipal, realizado na escadaria da Câmara Municipal, na Cinelândia. Constantine discursava sobre a situação do país na pandemia do novo coronavírus, criticava o governo Bolsonaro e afirmou que a polícia "mata preto e pobre". Neste momento, um PM se aproximou, arrancou o microfone de suas mãos, e o levou preso.

Me parece que a partir da prisão do deputado brucutu da base bolsonarista, abriu-se um precedente perigoso. O tal guarda da esquina tá com tudo e não tá prosa.

Nenhum comentário: