Impressões ao calor da hora: as fake news sobre o caso do PM da Bahia, o estímulo ao motim das polícias e o risco para a democracia, por Daniel Samam

É preciso muita atenção ao que está acontecendo na Bahia.

Weslei Soares, policial militar, teve um surto ontem em Salvador. Armado com fuzil e com o rosto pintado de verde e amarelo, abriu fogo contra uma equipe do BOPE e foi abatido. Morreu no hospital.

Parlamentares do clã bolsonarista espalham fake news sobre o caso, colocando o PM como um herói, um mártir que agiu em defesa de quem quer trabalhar. Com isso, o bolsonarismo incentiva motim da PM da Bahia para que não cumpram ordens do governador para garantir as medidas de restrição no combate à Covid-19.

Que fique claro que o PM da Bahia não é um herói patriota que foi morto por desobediência contra uma ordem autoritária como afirmam deputados e propagam as redes bolsonaristas. O PM deve ser enquadrado como terrorista doméstico que, enlouquecido por uma ideologia fascista, passou a ameaçar pessoas ao seu redor.

É claro que lamentamos por ser uma vida perdida desnecessária e violentamente, mas a mentira que está sendo propagada sobre esse caso pode ter consequências gravíssimas para a democracia brasileira.

3 comentários:

  1. Sinto náuseas toda vez que esbarro em fake news (expressão em inglês) que em sonoro português significa mentira, calúnia, imprensa marrom) espalhadas por Bolsonaristas para desqualificar práticas democráticas, difundir sentimentos racistas, sexistas, fascistas, homofóbicos e para desacreditar pessoas sérias e comprometidas com a construção de um Brasil justo e democrático.

    ResponderExcluir
  2. De pleno acordo com o comentário acima, identificado como unknown. E por falar nisso me espanta e fico abestalhado, para não dizer indignado em ver como os influenciadores, e em especial jornalistas que têm vó dever de conhecer o idioma brasileiro, serem agentes de alienação e submissão cultural ao eliminar , aos poucos, o uso de palavras existentes no idioma do imperialismo cultural. Já não existe mais na cabeça do povo digital a palavra mentira ou boato, só fale news! Não mais transmissão ao vivo, só Live! Equivale, essa 'ignorancia", ao convivermos com juízes e advogados que além de escreverem mal, desconhecem a essência ou existência de leis.

    ResponderExcluir
  3. De pleno acordo com o comentário acima, identificado como unknown. E por falar nisso me espanta e fico abestalhado, para não dizer indignado em ver como os influenciadores, e em especial jornalistas que têm vó dever de conhecer o idioma brasileiro, serem agentes de alienação e submissão cultural ao eliminar , aos poucos, o uso de palavras existentes no idioma do imperialismo cultural. Já não existe mais na cabeça do povo digital a palavra mentira ou boato, só fale news! Não mais transmissão ao vivo, só Live! Equivale, essa 'ignorancia", ao convivermos com juízes e advogados que além de escreverem mal, desconhecem a essência ou existência de leis.

    ResponderExcluir