Para os procuradores da Lava Jato, delação só será "premiada" se culpar Lula

Bom dia a todos(as). Primeiramente, ‪#‎ForaTemer‬.

Em reportagem dos jornalistas Mario Cesar Carvalho e Bela Megale, publicada na Folha de São Paulo de hoje (01), indica a tentativa de orientação da delação premiada do executivo Léo Pinheiro, da OAS, pelo Ministério Público. (link da reportagem aqui)

Segundo apuração da reportagem, a delação de Pinheiro emperrou porque ele se negou a incriminar o ex-presidente Lula nos casos do "triplex do Guarujá" e do "sítio em Atibaia".
No primeiro caso, Pinheiro diz ter feito as obras por vontade própria, sem que Lula prometesse nada em troca. No segundo, as reformas teriam sido feitas a pedido de Paulo Okamotto, e não de Lula.

Destaco dois trechos da ótima reportagem:

"A reforma do sítio, de acordo com o empresário, foi solicitada em 2010, no último ano do governo Lula, por Paulo Okamotto, que preside o Instituto Lula. Okamotto confirmou à Polícia Federal que foi ele quem pediu as obras no sítio"

"Já a reforma no tríplex do Guarujá, pela versão de Pinheiro, foi uma iniciativa da própria OAS para agradar o ex-presidente. A empresa gastou cerca de R$ 1 milhão na reforma do apartamento, mas a família de Lula não se interessou pelo imóvel, afirmou ele a seus advogados que negociam a delação, em versão igual à apresentada por Lula."

Como os procuradores não obtiveram as informações que queriam, decidiram por parar toda a delação. Ato esse que pode mandar Léo Pinheiro de volta para a cadeia.

É bom lembrar que em sua pré-delação, Pinheiro havia relatado propinas na construção da Cidade Administrativa de Minas Gerais, nos governos de Aécio Neves e Antonio Anastasia, ambos do PSDB.

Isso é de uma gravidade sem tamanho.

Nenhum comentário: