Impressões ao calor da hora: oposição de volta às ruas, por Daniel Samam

As manifestações deste sábado (29M) esticam mais a corda contra Bolsonaro, já pressionado pela CPI da Covid. Aliás, havia muito tempo que não se via a oposição nas ruas contra o presidente. Que eu me lembre, desde os cortes na Educação em 2019.

O grau de irritação de brasileiras e brasileiros com a sabotagem no combate à pandemia por Bolsonaro se traduziu em atos em 21 estados, dando forma aos 54% de rejeição apontados pelo último Datafolha.

Desde o início da pandemia, apenas bolsonaristas davam as caras em manifestações antidemocráticas organizadas pelo governo.

O Brasil vive uma convergência de graves crises: econômica, energética, militar e de saúde pública, em função da pandemia. No Congresso, pelo menos por ora, o centrão segue dando sustentação ao presidente.

Foram ruas mais à esquerda, sim. Mas havia uma diversidade de extratos da sociedade civil, principalmente de classe média.

No entanto, é importante dizer que Bolsonaro recorrerá à velha tática de alardear sobre o medo do caos e da desordem, ameaçando investidas autoritárias utilizando jargões como "meu Exército" e "minha PM" para restabelecer a ordem no país.

Fato é que Bolsonaro está a cada dia mais acuado. A oposição se organizou e voltou com tudo para as ruas, mexendo no tabuleiro político e dando novo ânimo à resistência democrática.

Nenhum comentário: