A UFRJ é o acesso à educação, ciência, tecnologia, saúde e cultura. É um orgulho! Por Cristiano Lima

O projeto genocida do Governo Bolsonaro, vem sendo articulado com ataques diretos e indiretos, com um único alvo: As classes mais pobres. Dentro dessas classes estão os pretos, favelados, e todas as minorias.

Bolsonaro, que inegavelmente utilizou e ainda utiliza a pandemia como artilharia contra o povo brasileiro, também vem sucateando e entregando todo o nosso patrimônio nacional. Através de movimentos neoliberais, seu projeto fascista de extermínio segue em paralelo sem incomodar os poderosos.

O ataque dessa vez foi articulado contra uma das instituições mais renomadas de ensino, ciência, tecnologia e saúde do Brasil: a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com a destinação de uma verba orçamentária incapaz de manter serviços básicos como água, luz e manutenção, o Governo Bolsonaro promove um sangramento em litros na instituição.

O orçamento destinado à instituição é metade do previsto para 2021, sendo, ainda, menor do que foi disponibilizado em 2012. O corte vem acompanhado da denúncia de que Bolsonaro vem “juntando”(desviando) um orçamento paralelo de cerca de 3 bilhões de reais para emendas parlamentares, ou de uma forma mais clara, objetiva e concreta, para compra de parlamentares.

O destaque da importância da instituição para o Brasil não está somente no oferecimento dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos, mas também pelos diversos serviços que a Universidade presta à sociedade como um todo: Saúde, através de seu Hospital Universitário, cultura, educação nos níveis intermediários, ciência e tecnologia, dentre outros.

Vale destacar, que em julho de 2020, ventiladores pulmonares para tratamento da Covid-19 foram desenvolvidos pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Coppe/UFRJ, e foram testados com sucesso em pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. O valor unitário de cada ventilador não chega a 10% do valor de cada aparelho de ventilação oferecido no mercado, que pode ultrapassar os 50 mil reais a unidade.

É importante lembrar que Bolsonaro vem se apresentando como um verdadeiro aliado do vírus da Covid-19, procurando ao máximo se esforçar para sabotar os esforços de contenção da disseminação do vírus, sendo assim, a UFRJ, tem mais dois motivos para estar sob sua mira: Além do Hospital Universitário que pode encerrar suas atividades com o fechamento Universidade, isso já em Julho deste ano, a Universidade está trabalhando no desenvolvimento de duas vacinas contra a Covid-19, que podem ter seus estudos encerrados.

Mas quem lembra da fala do ministro bolsonarista da “economia de segregação” Paulo Guedes que afirmou que o Fies levou até filho de porteiro para a universidade, vai de fato entender que umas das metas desse governo é a perseguição àqueles que mais carecem dos serviços públicos.

Porém, para apertar os tentáculos e promover a esganadura do povo, Bolsonaro e seus pares promovem um verdadeiro desmonte de nosso patrimônio. Esta é uma forma de não só fazer uma retirada total dos filhos das classes ignoradas por este governo do acesso à educação, mas também de esvaziar todas as possibilidades de desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Bolsonaro vem tentando levar o Brasil a condição de colônia de exploração: Sem tecnologia, ciência, com mata para destruir, índios em total vulnerabilidade ao garimpo e ao agronegócio, e uma força de trabalho excedente e sem direitos.

___________________________________________________

Cristiano Lima é Educador, graduando em Geografia pela UERJ/CEDERJ e Escritor.

Nenhum comentário: