Bolsonaro, a peste que pode levar o Brasil à condição de país fantasma, por Cristiano Lima


O dia 15 de março de 2020 disparou, mais uma vez, o alerta no Brasil para uma epidemia que já vem ameaçando a democracia desde o golpe de 2016. Foi o golpe que, desde então, vem se metamorfoseando e assumindo características do fascismo sob a liderança de Bolsonaro.

O Brasil, seguindo desgovernado e contrariando todas as diretrizes para alcançar desenvolvimento econômico, social e destaque entre as grandes nações atropelou, mais uma vez, a razão, a prudência e a segurança, não só do país, mas de todo o mundo.

Bolsonaro já havia convocado seus seguidores, via rede social, divulgando um vídeo em prol das manifestações em apoio ao seu regime marcadas para a data do dia 15 de Março. O objetivo principal das manifestações estava focado em pedir o fechamento do Congresso e do STF. Duas instituições importantes para a democracia. Na época, Bolsonaro alegou que se tratava de um vídeo antigo, da época de campanha, o que causou estranheza pelo fato do vídeo apresentar fatos posteriores (a “facada”) a data por ele dita.

O avanço do COVID-19 (Coronavírus) pelo mundo tem causado pânico na economia e na vida das pessoas, sua transmissão acelerada tem levado vários países a tomarem medidas de prevenção para impedir o avanço do vírus, como evitar locais com grandes aglomerações. A prevenção tem sido o melhor método para combater esta pandemia. Contudo, no Brasil não tem sido bem assim que acontece!

Bolsonaro, após o alerta com o avanço do Coronavírus no Brasil pediu para que seus apoiadores “repensassem” as manifestações marcadas para o dia 15 de março, visto que escolas, repartições de alguns Estados interromperam suas atividades na semana que antecedia o evento de ataque ao Congresso e ao STF. Porém, seus apoiadores e seguidores continuaram a convocação pelas redes sociais e via canais do Youtube sob o silêncio de Bolsonaro.

O dia 15 de março não surpreendeu pela movimentação, mesmo fraco de manifestantes, mas pela exposição a que se submeteram seus participantes colocando em risco não só a sua saúde mas a de outras pessoas, visto que a transmissão se dá de pessoa  para pessoa e pelo ar. Bolsonaro que já vinha estimulando, durante o dia, seus apoiadores através das redes sociais divulgando vídeos das manifestações e declarando seu apoio, não satisfeito, ele, Bolsonaro, foi até seus apoiadores em Brasília, que pediam o fechamento do Congresso, do S.T.F e um novo AI-5, mesmo estando sob orientação médica em isolamento. Sua presença ali em frente demonstrando apoio é um desafio direto ao Congresso e ao STF.

Bolsonaro é uma ameaça à democracia, à vida das pessoas e à saúde. Seu descaso com a preocupação mundial pode levar ao Brasil à condição de isolamento econômico, tendo em vista as medidas de cortes no orçamento, desestímulo à pesquisa científica e sucateamento do SUS o que pode gerar grandes transtornos a saúde da população e secundariamente um impacto direto na economia. - Um país fantasma. O Brasil com Bolsonaro atingiu um nível de irresponsabilidade gigantesco!
__________________________________________________

Cristiano Lima é Educador, graduando em Geografia pela UERJ/CEDERJ e Escritor.

Nenhum comentário: