Atentado ao Porta dos Fundos: Uma ameaça direta às minorias, por Cristiano Lima


O atentado sofrido pela produtora Porta dos Fundos, que teve a autoria reivindicada pelo grupo de extrema direita, Integralistas, é uma grave ameaça à democracia brasileira.

O Brasil, desde o inicio de 2019, não por coincidência, vem se deparando com uma realidade que causa medo e insegurança. É  a vez das baratas e todas as pragas, bestas saírem dos bueiros! Atentar e assumir a responsabilidade é, de fato, um alerta para aqueles que ainda não perceberam o sério risco que o Brasil vem sofrendo.

Ultrapassamos a barreira de divergências políticas. Estamos, hoje, infelizmente, vivendo em um país que vem retrocedendo à  passos largos.

Qualquer suposição que venha indicar que estes grupos são novos é ignorar a existência de preconceito e intolerância, que infelizmente azeda a nossa história. Afirmar se tratar de um caso isolado, também se qualificaria como ignorância, visto a todos os casos envolvendo preconceito, violência contra negros, mulheres, indígenas, etc.

Muito pelo contrário, estes atos de violência, sejam de ordem organizada, como no caso aqui citado, do ataque a produtora Porta dos Fundos, ou em situações em que o protagonista (agressor) se apresenta de forma solitária e  impulsiva, externalizando todo o seu ódio em forma de preconceito, a porteiros, motoristas, professores negros, como foi o caso ocorrido em Minas Gerais e no Estado da Bahia. Seja de forma impulsiva ou orquestrada, é assustador como seus protagonistas, agora, se sentem legitimados.

O caso medonho envolvendo a produtora, ainda, se torna  mais assustador, porque expôs a face de um cenário desconhecido aqui no Brasil. Homens encapuzados em frente a uma bandeira e reivindicando a autoria de um atentado é terrorismo!

O que nos causa estranheza e medo é de como estes grupos vão interpretar o posicionamento, ou melhor, a omissão ou morosidade em se pronunciar do ministro da justiça, Sérgio Moro e de Jair Bolsonaro. É bom salientar que enquanto, para nós, preservadores da democracia e da paz, o não pronunciamento das autoridades cabíveis se trata de omissão. Para, eles, extremistas esta “omissão” pode ser entendida como aval.

O Brasil viveu um atentado terrorista, que ao que tudo indica, seus protagonistas, se esforçaram em se assemelhar à grupos terroristas, fundamentalistas, conhecidos por seus atos de intolerância e violência. Nossa democracia e tudo o que é considerado, por estes grupos como sendo contrários ou incômodo a sua ideologia totalitária se tornam possíveis alvos.

Negros, homossexuais, religiões afrodescendentes, e todas as minorias devem se sentir diretamente ameaçados. Este ato terrorista não deve ficar impune! Eles não podem se sentir empoderados.
________________________________________________

Cristiano Lima é Educador, graduando em Geografia pela UERJ/CEDERJ e Escritor.

Nenhum comentário: