Regulamenta, Crivella, por Cristiano Lima


Crivella, condição de rua não é crime ou doença.

O decreto do prefeito Marcelo Crivella (PRB) que prevê a internação compulsória das pessoas em condição de rua é uma violência aos direitos humanos. Uma demonstração de falta ou negação do reconhecimento da condição forcada dessas pessoas. 

Tentar resolver o problema das pessoas em condição de rua através do “recolhimento” compulsório, é instituir depósitos humanos. Amontoar pessoas, é um ato desumano antes de tudo. Há de se ressaltar aqui que a Cidade não disponibiliza de muitos abrigos. Logo, assim, a proposta do prefeito, mais se aproxima de uma medida higienista, do que “cuidar” das pessoas.

Crivella, a todo o custo, ignora os esforços de vereadores que buscam ao menos tentar mitigar o sofrimento do povo carioca. Para Crivella, o que nos leva a crer, é que tudo aquilo que vem da oposição deve ser vetado ou postergado.

Na Câmara do Rio a incansável luta de Reimont, vereador do PT, em função de trabalhadoras e trabalhadores, das pessoas em condição de rua, dentre outras, tem como maior dificuldade o carimbo de veto ou a vista grossa do prefeito.

Reimont, autor da lei que permite o retorno dos cobradores de ônibus da Cidade do Rio, garantindo maior segurança aos usuários e ainda promovendo a geração de novos postos de trabalho. Autor, também, da lei 6350, que trata dos direitos à pessoa em situação de rua, vem dependendo da “boa vontade” do prefeito para regulamentação da lei.

Trabalhadoras, trabalhadores, os mais empobrecidos, estes têm sua visibilidade cada vez mais turva na ótica da gestão de Crivella. A #RegulamentaCrivella que vem circulando nas redes sociais é um pedido não só do vereador, mas de todo um povo que se sente sensibilizado com a condição dessas pessoas.

Por isso repudiamos com veemência este decreto que somente vem promover a criminalização destas pessoas. Pedimos, ou melhor, exigimos: REGULAMENTA CRIVELLA!
__________________________________________________

Cristiano Lima é Educador, graduando em Geografia pela UERJ/CEDERJ e Escritor.

Nenhum comentário: