Totalitarismo em Vitória da Conquista, por Cristiano Lima


Jair Bolsonaro, mais uma vez, apresenta seu sentimento e desejo totalitário ao visitar Vitória da Conquista, Bahia, para inauguração do aeroporto Glauber Rocha.

Bolsonaro, após, mais uma demonstração de xenofobia, quando atacou governantes do nordeste e seu povo tentou remediar ou escamotear sua personalidade preconceituosa. Assim como na época das eleições em que ofendeu o nordeste e depois fez uma campanha chula e hipócrita onde ofendeu ouvidos tentando imitar o sotaque nordestino em uma apresentação sob a forma de cordel, Jair Bolsonaro dessa vez colocou um chapéu de couro.

Mas toda a sua fantasia é frágil vestida a sua personalidade.  Não adianta colocar chapéu de couro ou arremedar como um papagaio. Bolsonaro em seu discurso onde afirmou “somos todos paraíbas’, disse que não  temos divisões!

Ora, como  assim? O Brasil possui 5 macro-regiões que guardam em si riquezas imateriais e materiais únicas que devem ser reconhecidas e respeitadas. As divisões existem e cada uma com sua cultura, que através do respeito e da promoção da cultura que como já é  sabido vem sofrendo imenso desgaste após o golpe de 2014.

Somos um pais multicultural com diversas crenças  e costumes. Bolsonaro nega nossas raízes e toda a diversidade que enriquece o nosso povo. Ignorar estas particularidades tem como significado a transparência de um sentimento e desejo totalitário. Digno de governos que ignoram direitos.

Para este pensamento existe um modelo único a ser seguido: Ignorar, criminalizar e atropelar qualquer ideologia que seja diferente daquela imposta por ele. São regimes! Bolsonaro aos poucos vai minguando o Estado, direcionando o povo à condição precária de sobrevivência. Seja pela entrega de nossas riquezas e estatais ou pelo esgotamento de recursos à  educação. 

Vale aqui constar que Rui Costa (PT), representou o povo baiano e todo o Nordeste ao se recusar a participar ao lado de Bolsonaro da inauguração do aeroporto, que por sua vez a construção em nada deve ao governo fascista. Mas Bolsonaro, ao nordeste, em particular, guarda um rancor, nas eleições de 2018 o Nordeste foi a principal frente de combate contra sua eleição.
_____________________________________________

Cristiano Lima é Educador, graduando em Geografia pela UERJ/CEDERJ e Escritor.

Nenhum comentário: