Bolsonaro tem um projeto pessoal, por Cristiano Lima


Jair Bolsonaro não tem somente uma ideia  neoliberal.  Ele quer deixar  o Brasil infértil,  seco e dependente. Bolsonaro joga e se diverte com a miséria do povo. Deleita-se com a capacidade de promover as mais  diversas modalidades  de extermínio social.

Bolsonaro não quer acabar com a miséria, ele quer ver o pobre definhar, morrer! Mas também  promove a continuidade da miséria, pois só assim seu jogo não termina. A credibilidade do país, certamente, nunca esteve tão abalada. O mundo já começa a dar as costas para o Brasil, toda negação a esse governo é entendida como sinônimo de segurança e acima de tudo isenção de qualquer responsabilidade da catástrofe que se materializou nesse governo.

Bolsonaro mostrou a que veio, destoa do comportamento neoliberal apoiado pelos especuladores da pobreza. Tem propósitos bizarros. Todos os limites já  foram ultrapassados a classe media, que apoiou o golpe de 2016 se engasga com o pato queimado na própria panela. Mas enquanto esse jantar azedo é entalado por estes que serviram de massa de manobra para o golpe que resultou nessa tragédia, os mais empobrecidos sofrem com o esmagamento de direitos e a escalada sem controle do desemprego.

As ideias bolsonaristas e falas do governo refletem um desamor a pátria. Sua bajulação sem limites a governos que trazem consigo a marca da exploração de outros povos o colocam na posição de tiete que não se importa bem um pouco com sua imagem. Para ele o que vale é tentar se igualar a governos opressores e usurpadores. A paixão declarada pelos EUA, ao que tudo indica está ligada diretamente a pessoa do presidente americano que tem no presidente do  Brasil um dos mais fervorosos fãs.

Bolsonaro, nem de longe se encaixa no perfil de presidente, tão pouco exerce liderança, sua forma de governar se resume a bravatas e decretos que a cada dia vem desagradando seus seguidores. A decadência desse castelo de areia já se demonstra eminente, setores fervorosos como parte da bancada evangélica, artistas, e até mesmo a mídia já começam a perceber a patacoada que vem se transformando o País.

Bolsonaro quer deixar rastros na história. É  um desejo pessoal.
_____________________________________________________

Cristiano Lima é Educador, graduando em Geografia pela UERJ/CEDERJ e Escritor.

Nenhum comentário: