Porra-louquice e prostração ideológica ultraliberal pode desmontar a indústria aeroespacial brasileira, por Daniel Samam


A política do "America first" travestida de "Brasil acima de tudo" pode cometer uma verdadeira tragédia comercial e trabalhista. É o que afirma o Ministério Público do Trabalho (MPT), que está movendo uma ação civil pública para exigir que o contrato de incorporação da parte comercial da Embraer pela estadunidense Boeing contenha dispositivos de proteção aos empregos no Brasil, e que a produção de aeronaves não seja remetida para o exterior. O CEO da Boeing, que está no centro do complexo industrial-militar dos EUA, é um dos maiores aliados de Donald Trump no meio empresarial.

Bem diferente do que vem sendo anunciado, o MPT avalia que a nova empresa será inteiramente administrada pela Boeing, sem interferência da Embraer na gestão, abrindo espaço para a transferência de toda a atividade produtiva e geração tecnológica para os EUA. Um completo escândalo no que tange a soberania e a segurança nacional. O MPT também destaca que o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) - alô, Forças Armadas! - terão suas atividades desidratadas, podendo até deixar de existir, com a transferência das atividades de planejamento, desenvolvimento e construção de aeronaves e sistemas aeronáuticos para os EUA.

O saldo dessa porra-louquice e prostração ideológica ultraliberal pode colocar em risco mais de 26 mil empregos no país. Em termos econômicos, a tragédia tem igual proporção: a Embraer responde por 2,3% da balança comercial brasileira e mais de 80% da receita de toda a indústria aeroespacial do país, arrecadando milhões de reais por ano em impostos, taxas e contribuições sociais.

Essa será a política da camarilha de desvairados que venceu as eleições de 2018. Se prestam a um papel de completa submissão e subserviência ao imperialismo estadunidense. E ao que parece, pelo silêncio complacente, o alto comando das Forças Armadas embarcou no projeto de desmonte da Nação. Que triste fim.

2 comentários:

  1. Ede estranhar que as forças armadas tao patrioticase defensoras da soberania nacional estejam tão caladadas e submissas a este projeto lesa pátria. Parece com aquela história de vê até onde vão...

    ResponderExcluir
  2. É anexação do Brasil ao centro imperialista - EUA.

    ResponderExcluir