O capitão do mato do mundo moderno, por Cristiano Lima


O colonialismo contemporâneo não faz o uso dos mares em busca de novas terras para explorar e escravizar o povo.  

Distante das garruchas e chicotes propriamente ditos , o capitão do mato contemporâneo também  não utiliza facão para abrir caminho nem tão pouco chapéu de couro ou monta à cavalo. 

Esse moderno capitão, utiliza as redes para navegar e promover ondas de mentiras que como ópio entorpecem e levam o povo a mais precária  e miserável situação social e econômica. 

Servente ao capital estrangeiro e apoiado de um lado por neopetacostais e do outo por uma burguesia que, na colônia, acumula riquezas através de terras conhecidas como “mídia”, o capitão do mato vestido em terno alinhado e ideais fascistas dissemina o ódio e a deturpação de valores. 

Com uma proposta desastrosa de Estado mínimo  o desmonte de direitos é apresentado ao país como solução de problemas.

Através  do desmonte fica fácil dominar!

Desmonte da educação,  direitos trabalhistas formam a chave e o cadeado que prendem qualquer possibilidade de desenvolvimento , liberdade e direitos de qualquer  sociedade.

O capitão do mato vai abrindo caminho para o colonizador , que de longe aguarda as riquezas dessa terra e mais uma continência.  

Agora, ao povo dessa terra, não  tardará  muito para que o efeito entorpecedor venha passar, quando a lucidez chegar, com sorte,ainda, não tenhamos  caído no precipício. 

O propósito sombrio vai além  do entreguismo,  o desejo de massacar as minorias, desvalorizar a cultura, expropriação de terras indígenas e criminalização  de movimentos sociais refletem a face totalitária e cruel desse governo.

A partir de uma otica superficial podemos comparar esse governo a uma verdadeira trupe de loucos que não sabem o que vão fazer. 

Na afirmativa acima , de fato, é inegável a transparência de incapacidade e disturbio por parte da trupe, porém, quando de uma forma fria observamos o passo a passo da proposta de desmonte  percebemos o preigo:

No que atinge ao  trabalhador o passo a passo vai da reforma trabalhista, que  transforma  leis em “informalidade”, passando pela extinção do Ministério do Trabalho, que a olhos  sensatos é uma porta aberta a exploração e precarização do trabalho, até uma reforma da previdência.

No campo do desenvolvimento humano , o sucateamento da educação, e as propostas mais bizarras possíveis que notoriamente impossibilitam qualquer possibilidade de desenvolvimento e ascensão.  Aprisionando o pensar, a liberdade e a crítica.

Diante disso, não podemos vacilar ou debochar, é um projeto com início, meio, e se for falar em fim, só se for da democracia.
_______________________________________________

Cristiano Lima é Educador, graduando em Geografia pela UERJ/CEDERJ e Escritor.

Nenhum comentário: