A falta de vergonha da mídia, por Cristiano Lima


Valeu a pena?

A mídia sempre buscou através de suas telenovelas, programas de humor ou séries passar mensagens subliminares de cunho manipulador aos telespectadores.

Quando se trata de uma plataforma mais “séria”, não se faz de rogada, e com ar de indignação seus apresentadores de telejornais inflam diante das câmeras com suas verdades inventadas.

O sistema neoliberal excludente conta e sempre contou com o apoio da mídia.

Governos democráticos ou regimes militares, sempre tiveram como espinha dorsal o apoio da mídia. Que em sua atividade primária de fabricação de notícias e manipulação se faz excelência.

É claro que a mídia não suportaria sozinha a função de manipular e ludibriar.

 Para isso é necessária a mão pesada do sistema que através de assaltos às políticas publicas e do sucateamento, principalmente na educação, auxiliam nesse jogo de poder e escravidão.

Impossibilitar a ascensão do povo, seu desenvolvimento critico são as formas mais covardes e desumanas de manter esse sistema.

Com acesso a educação pública de qualidade, dificilmente a mídia manipularia o povo.

O golpe na democracia em 2016 teve grande participação efetiva da mídia na manipulação do povo. O golpe, como todos sabemos e sentimos provocou e tem provocado sérias conseqüências ao Brasil.

A falta de vergonha me perdoe o termo chulo, parece passar longe de toda essa mídia! 

Nas últimas semanas um certo canal de TV aberto, tem exibido durante seus comerciais uma mensagem que não desce na garganta: “Valeu a pena”.

Peço licença a todos os brasileiros, principalmente aos mais empobrecidos para entoarmos juntos a pergunta:

-Valeu a pena o que? Para quem?

Até quando vão insistir com essa tentativa de enganar o povo? Não há como enganar a fome, a falta de moradia, desemprego, a sangria na saúde pública.

A comida já falta na dispensa, o desemprego atinge níveis alarmantes, voltamos a cozinhar a lenha, mapa da fome, falta médicos e direitos são dizimados.

Poupem o povo do seu escárnio e deboche, pedimos o mínimo de decência, se for possível. 

Não há como sonhar, o pesadelo do golpe materializou-se!

Está na previdência ameaçada, na morte dos direitos trabalhistas, extinção do Ministério do Trabalho, na expulsão de médicos cubanos, no fascismo que encontrou na mídia, a janela de acesso  para invadir a casa de cada pessoa.

Mentiras, farsas, golpes nunca valem a pena.
_______________________________________________________________

Cristiano Lima é Educador, graduando em Geografia pela UERJ/CEDERJ e Escritor.

Nenhum comentário: