Nota da Secretaria Nacional de Cultura do PT: "Contra a censura nos levantaremos!"


Diante dos casos de censura e repressão à criatividade e a produção artística que vem crescendo rapidamente no país, a Secretaria Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores, à luz da Carta à Cultura apresentada em nosso Encontro Nacional de Cultura dos dias 21 e 22 de outubro de 2017, e em conjunto com as Secretarias Estaduais de Cultura do PT vem a público reafirmar sua posição em defesa da liberdade de expressão e de criação, inscritas na Constituição de 1988, e combater qualquer tentativa de criminalização da cultura, da arte e dos artistas.

A censura é uma das armas daqueles que querem calar a divergência, negar a diversidade e suplantar as garantias democráticas do Brasil, já tão abaladas pelo golpe de 2016. O direito à cultura é um direito fundamental e só pode ser garantido em uma sociedade democrática, que assegura aos criadores liberdade de expressão de sua inventividade. 

A diversidade cultural brasileira e a excepcional produção artística que desenvolvemos são das maiores riquezas que possuímos como nação. Defender a arte e a cultura contra as investidas do obscurantismo, do fundamentalismo e do oportunismo político significa proteger os melhores e mais elevados valores produzidos pela humanidade.

A criação artística é sempre um exercício de questionamento do mundo que traz consigo a possibilidade de transformação da realidade. A ação criadora da arte e da cultura fomenta as condições de emancipar a sociedade das amarras do ódio, do preconceito e da violência que nos ameaçam como coletividade. 

Entendendo a gravidade desse momento histórico, os militantes da cultura do Partido dos Trabalhadores afirmam que não recuarão diante obscurantismo e convocam para essa justa luta contra a censura e a criminalização da arte e da cultura, o conjunto da sociedade brasileira.

O PT foi formado pelo mais fértil campo de ativismo do pensamento brasileiro. É o partido de Antonio Candido, de Paulo Freire, de Sérgio Buarque de Hollanda, de Marilena Chauí, de Lélia Abramo, de Mário Pedrosa e tantas outras figuras do mais generoso pensamento libertário e transformador que contribuíram para formar um vasto campo de conhecimento e consolidar os mais belos sonhos de uma sociedade democrática e libertária. Suas reflexões nos inspiram nesse momento de luta contra a censura. Sobretudo o pensar de Mário Pedrosa que durante as trevas do arbítrio da ditadura anunciou com clareza a afirmação política de que “em época de crise, fique ao lado do artista”.


Brasília, 30 de outubro de 2017.

Assinam:

Márcio Tavares
Secretário Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores

Adnilson da Silva (Dj Taba)
Secretário de Cultura do PT/MT

Bebé de Natércio
Secretário de Cultura do PT/PB

Berenice Simão
Secretária de Cultura do PT/RO

Cícero Belém
Secretário de Cultura do PT/TO

Darlúcia Sá
Secretária de Cultura PT/MA

Erika Carvalho
Secretária de Cultura do PT/CE

Fernanda Camargo
Secretária de Cultura do PT/RJ

Franco Aiezza
Secretário de Cultura do PT/AP

Leonardo Fialho
Secretário de Cultura do PT/PI

Lila Silva
Secretária de Cultura do PT/BA

Maria José (Zezé)
Secretária de Cultura do PT/AL

Rodrigo Bico
Secretário de Cultura do PT/RN

Sid Farney
Secretário de Cultura do PT/AC

Telma Saraiva
Secretária de Cultura do PT/PA

Teresa Huang
Secretária de Cultura do PT/PE

Tião Soares
Secretário de Cultura do PT/SP

Vitor Ortiz
Secretário de Cultura do PT/RS

Nenhum comentário: