UERJ: Ocupar e resistir! Por Daniel Samam


A UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, bem como a UENF - Universidade do Norte Fluminense e a UEZO - Universidade Estadual da Zona Oeste correm sérios riscos de deixarem de ser universidades públicas. Pela primeira vez, a intenção de fechar a UERJ e as Universidades Estaduais é oficialmente documentada. Entre as outras medidas, estão a demissão de servidores ativos, a extinção de benefícios previstos para servidores estaduais e criação de alíquota extra para a Previdência. 

A pergunta é: o que fazer?

Nos resta recorrer da mesma tática utilizada para a resistência e defesa de outros aparelhos e equipamentos públicos como o Ministério da Cultura e as Escolas Estaduais de Ensino Médio: a ocupação. Sim, camaradas. Vamos ocupar a UERJ! 

No caso da UERJ, é preciso uma ocupação especial. Uma ação que possa unir de forma ampla a comunidade acadêmica. Que se transforme a UERJ num ponto de efervescência e resistência intelectual, científica e cultural do Rio de Janeiro. Que, para além das atividades usuais, dos cursos, das pesquisas, que haja atividades especiais com grandes intelectuais, cientistas e artistas. Todos os dias. Debates, aulas públicas, shows, peças de teatro, lançamentos de livros e filmes com a maior diversidade de temas e posições. Que a UERJ seja o núcleo da resistência democrática no Rio de Janeiro. Isto sim, seria uma demonstração de apoio à UERJ. Muito melhor que assinar mais um abaixo-assinado.

Nenhum comentário: