Globo x Temer, por Val Carvalho

Publicado em seu perfil no Facebook.


O golpe contra Temer que a Globo não conseguiu dar com Janot, agora parece que vai conseguir através dos pronunciamentos dos generais Mourão e Villas-Boas. A acusação de Janot foi derrubada porque Temer comprou os deputados. Agora, o susto golpista dado pelos militares, implicitamente contra Temer e a quadrilha do PMDB, já deu seus resultados: 10 a 1 contra Temer no Supremo e o menino da Globo, Rodrigo Maia, articulando abertamente na Câmara a votação contra o presidente. Até Alexandre de Morais, indicado por Temer para o proteger, traiu o presidente na votação do Supremo.

Se a queda de Temer ocorrer por votação na Câmara ou por renúncia, e parece que vai, desaparecerá do horizonte a ameaça de golpe militar e Maia assumirá a presidência para manter a mesma política neoliberal de terra arrasada contra o povo e o país, segundo interessa aos banqueiros nacionais, ao capital estrangeiro e à geopolítica de Washington. 

Em relação à natureza política das Forças Armadas isso confirmaria duas coisas: primeiro, no caso do impeachment da presidenta Dilma, o dito respeito à lei era, de fato, os militares apoiando o golpe contra o governo do PT. Segundo, desde a transição de Sarney que a cúpula militar passou a se identificar majoritariamente com a política econômica neoliberal. Assim, tirando os “corruptos do PMDB” e impedindo Lula de ser candidato, tudo estará bem para os militares, pois condiz com a sua ideologia política a continuação do desmonte neoliberal dos direitos do povo e da soberania da Nação.

O futuro da soberania da Nação está unicamente nas mãos do povo consciente, organizado e mobilizado nas ruas. Um povo armado com um programa que expresse os seus interesses mais fundamentais. Somente assim teremos o Brasil que o Povo Quer!


Val Carvalho é militante histórico do Partido dos Trabalhadores (PT).

Nenhum comentário: