A briga está feia no condomínio golpista, por Val Carvalho

Publicado em seu perfil no Facebook.

Em importante artigo Rovai diz que a briga entre a Record e a Globo é maior do que sua disputa comercial. Ela também está ligada à divisão dos golpistas. A razão de fundo dessa briga é que a Globo, ao querer substituir Temer por Maia, quer ser o único síndico desse condomínio. Temer reage, mandando cobrar as dívidas da Globo com a União e o BNDES, e Aécio se vinga de seus ataques articulando contra ela no meio político.

Os filhos de Marinho fazem de tudo para livrar a Emissora de denúncias de sonegação e de lavagem de dinheiro em paraísos fiscais, inclusive mandando Moro não aceitar a delação de Palocci, que tem provas concretas que a comprometem. A briga é intensa e está longe de terminar, pois Temer demonstra uma resistência no governo maior do que a Globo esperava.

A briga do condomínio golpista possibilita que alguns de seus perdedores se afastem do golpe e se reaproximem da luta da sociedade pelo Estado Democrático de Direito. Nesse contexto, nem mesmo a condenação de Lula conta com o apoio unânime dos golpistas, o que seria diferente um ano atrás.

A ampliação da solidariedade internacional e a unificação do movimento democrático e popular em defesa de Lula vão acelerar esse processo de afastamento do Centro político do núcleo duro do golpe, que é constituído principalmente pela Globo, banqueiros, Meirelles e os setores fascistas do Judiciário e do Ministério Público.

Penso que a condenação de Lula, feita por uma sentença tecnicamente insustentável, vai desgastar ainda mais o governo golpista e criar uma ampla maioria pela saída democrática.


Val Carvalho é militante histórico do Partido dos Trabalhadores (PT).

Nenhum comentário: