Não me venham com indiretas! Por Daniel Samam

Depois do editorial extra do O Globo, "A Renúncia do Presidente", de ontem (19), a fração de mais peso da burguesia nacional parece ter superado as divisões e se alinhado pela renúncia de Michel Temer, seguido de eleições indiretas.

A Rede Globo e a Banca (capital financeiro) querem a queda rápida de Temer com eleições indiretas para colocar lá o nome para dar continuidade ao processo de desmonte do Estado através das "reformas" trabalhista e da previdência. Esse nome é o de Henrique Meirelles, atual ministro da Fazenda. Antes se falava que a ministra e presidente do STF, Carmen Lúcia, poderia ser esse nome mas, não. Carmen Lúcia é, no máximo, a fiadora desse processo. O que explica a reunião de parte da burguesia nacional e da Globo, no intuito de convencê-la a bancar esse processo.

O interesse e empenho que a Globo deposita para resolver a crise com a pronta sucessão de Temer por Meirelles, revela o receio e medo da Banca diante da possibilidade real do crescimento vertiginoso do movimento por "diretas, já" e por consequência, da não aprovação das malditas "reformas" que desmontam o Estado Social. 

O momento exige ir para a rua e convencer a sociedade de que são os seus direitos que estão em jogo. Pelo alto, o jogo está sendo jogado. A nossa capacidade de unidade e mobilização influenciarão nos próximos passos da luta democrática pelo voto popular e serão decisivas para pressionar o Congresso a não aprovar as malfadadas "reformas". 

Importante reforçar que a bandeira das "Diretas, já", bem como a das "reformas" não são bandeiras exclusivas da esquerda. Todas e todos que são contra eleições indiretas e querem derrubar Temer, bem como todas e todos que são contra as "reformas" Trabalhista e da Previdência devem se somar nessa luta.

Abraços, 
Daniel Samam

Nenhum comentário: