Temer irá entregar imensa reserva de ouro na Amazônia para o Capital estrangeiro


É da maior gravidade a notícia publicada ontem (11), pelo Valor, de que o Governo ilegítimo e sem voto do golpista Michel Temer se prepara para conceder à iniciativa privada - leia-se, ao capital estrangeiro - uma imensa área da Amazônia rica em ouro onde a mineração está proibida há mais de 30 anos. Diz o jornal que uma portaria publicada na edição de sexta-feira (7) do Diário Oficial da União, o Ministério de Minas e Energia abriu caminho para a extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), criada em 1984, ainda na ditadura militar”.

A portaria, diz que “que a extinção da RENCA viabilizará o acesso ao potencial mineral existente na Região e estimulará o desenvolvimento econômico dos Estados envolvidos”, mas, na prática, abre caminho para a devastação de 46 mil quilômetros quadrados de floresta. Para que tenhamos uma ideia do que isso representa, é quase que a soma de todo o território dos estados de Sergipe e Alagoas.

A área, situada em parte do Pará e em parte no Amapá é praticamente toda coberta de mata e habitada por povos indígenas.

Relatórios dos anos 80 relataram, além da existência de ouro em grande escala, também importantes reservas de titânio e de fosfato.

Um comentário:

  1. existe a renca uma reserva mineral estratégica para a nossa economia e soberania, mas não há uma nenhuma pesquisa sobre o valor dessa reserva?

    ResponderExcluir