Pitacos sobre a vitória de Trump nas eleições estadunidenses

O novo presidente eleito dos EUA, o bilionário e republicano Donald Trump, é um "outsider", o sujeito alheio à política em um espetáculo eleitoral produzido para transformar Hillary Clinton na “primeira mulher presidenta dos Estados Unidos”. Desde o princípio da corrida eleitoral sempre se demonstrou por parte da mídia, da sociedade civil e do campo progressista, uma preocupação com Trump por este ser um sujeito que afronta as liberdades individuais, que personifica o racismo, a homofobia, o reacionarismo em geral, super presente na sociedade estadunidense, bem como na nossa sociedade brasileira. 

Hillary Clinton também deveria ser motivo de preocupação, mas foi poupada pela mídia, pelo 1% mais rico e por Wall Street. Estes mesmos eliminaram o socialista Bernie Sanders e deram a vitória à Trump. Simples assim. Pesquisas indicavam que Sanders venceria Trump, mas os Democratas em conluio com a Mídia e com Wall Street impuseram Hillary. Deu no que deu. 

A meu ver, Hillary é o principal motivo para preocupação. Em primeiro lugar, por causa da Líbia. Hillary foi, em grande medida, a responsável pela guerra que afundou a Líbia no caos, um caos que se estende por boa parte da África e, inclusive, da Europa. Tem defendido mais guerra no Oriente Médio. Hillary prometia apoiar mais a Israel contra os palestinos. Está totalmente comprometida com a aliança de fato entre Arábia Saudita e Israel que tem como objetivo principal derrotar o presidente sírio, Assad, fragmentar a Síria e destruir a aliança xiita entre Irã, Assad (Síria) e o Hezbollah. Isto aumenta o risco de confronto militar com Rússia e Oriente Médio. Ao mesmo tempo, Hillary Clinton defende uma política agressiva e beligerante contra Rússia na fronteira com a Ucrânia.

Me parece - posso estar errado, obviamente - que a vitória de Trump foi do capital produtivo contra o domínio do capital rentista e violento que massacra o trabalho através da globalização. Em suma, a eleição de Trump foi um tapa na cara desse liberalismo econômico que patrocina e prega violências contra o estado de bem-estar social como a PEC 55 (antiga PEC 241). Trump foi eleito pelos marginalizados pelo capital, pelas vítimas de políticas semelhantes às aplicadas no pós-crise na Europa e na América Latina.

Abraços, 
Daniel Samam  

Nenhum comentário: