Pitacos e questões sobre o caso Cunha


O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi afastado por liminar do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal.

Ele perde não só a presidência da Câmara dos Deputados, como o mandato de deputado federal. Teori atendeu a um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O assecla, citado em diversos escândalos de corrupção e beneficiário de várias contas no exterior, foi o principal responsável por um conjunto de retrocessos colocados para votação a toque de caixa e pelo golpe parlamentar contra a presidenta Dilma Rousseff, que coloca em risco a democracia brasileira.

Os fatos de hoje (5) indicam a um "acordão". Digo isso porque Cunha mantém o foro privilegiado, sendo protegido do justiceiro e atual herói da classe média, Sérgio Moro, e o Supremo Tribunal Federal, por sua vez, dá uma resposta à sociedade civil organizada, reduzindo a perda em imagem com a lentidão na análise do caso de Cunha.

A posição do STF ainda terá de ser melhor examinada, já que a liminar do ministro Teori Zavascki diz respeito ao pedido feito em dezembro pela Procuradoria-Geral da República para afastar Cunha, e os ministros haviam combinado de discutir outra ação, mais aceitável e agradável juridicamente, diga-se, que questionava a presença de Cunha como réu na linha sucessória da Presidência da República.

Também quero ver como será o comportamento a partir de agora do grande contingente de deputados fiéis a Eduardo Cunha (PMDB RJ), algo em torno de uns 150 dos 513 que compõem a Câmara dos Deputados. Como o líder deposto irá orientar sua tropa em relação a Michel Temer? Na cadeira de presidente, o deputado era uma garantia de encaminhamento rápido de questões acertadas previamente. sem o posto de presidente e afastado do cargo de deputado, é uma incógnita.

Me parece que todo esse show não passa de um "balão de ensaio" do Teori Zavascki para tornar consumado o afastamento do Eduardo Cunha (PMDB RJ), impedindo a ação da maioria formada pelos ministros tucanos e pelos ministros acovardados.

Os canalhas e acovardados, estejam eles no Legislativo ou no Judiciário, vão dar de bandeja para o Temer tudo que eles negaram para a Dilma Rousseff.

Outra coisa que fica muito clara com esse movimento do Teori contra Cunha, no dia que ele será julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal, é que pode vir chumbo grosso contra Lula e Dilma. 

Parece também que o processo de depuração entre "eles" já começou. Vai ser uma aliança mais nítida entre o centro e a direita. As "asinhas" do baixo clero começam a ser cortadas, pois já cumpriram seu papel. 

Que eu esteja errado... 

Cunha já vai tarde, muito tarde. Mas já fez o estrago que se propôs a fazer. O STF foi lento, covarde e condescendente com esse magano. Como diz o ditado, "agora Inês é morta".

Abraços, 
Daniel Samam

Nenhum comentário: