SOBRE O DISCURSO DA PRESIDENTA DILMA NA ONU E O "MIMIMI" DA ESQUERDA IRRESPONSÁVEL NO BRASIL

Vi e li com atenção e preocupação as manifestações de muitos camaradas e companheiros, tecendo as mais duras críticas e, em muitos casos, desnecessárias comparações com discursos de autoridades como Hugo Chávez, Fidel Castro, Yasser Arafat, Nikita Khrushchov, feitos em outros contextos históricos e, sobretudo, sem se preocuparem em saber sobre qual tema eram as reuniões em que esses discursos foram proferidos, ao discurso de ontem (22) da presidenta Dilma Rousseff, na sede da ONU.

Só que há um equívoco central nessa crítica toda. A presidenta seguiu à risca o protocolo da diplomacia, recomendada pelo Itamaraty. Fato é que Dilma foi convidada a falar sobre o acordo do clima, elaborado em Paris, durante a COP21.

Dentro dos códigos da diplomacia, ela fez o registro sobre o golpe de Estado em curso ao final do pronunciamento. Se ela fizesse um discurso pautado apenas na denúncia do golpe em plena conferência do clima, passaria uma péssima impressão de desespero e consequente derrota perante a comunidade internacional.

Corretamente, Dilma elevou o tom na entrevista coletiva à imprensa e reforçou a denúncia.

Certamente, a história não vai julgar apenas os golpistas.

Abraços, 
Daniel Samam.

Nenhum comentário: