NOTA OFICIAL DA CEPAL/ONU SOBRE O GOLPE DE ESTADO EM CURSO NO BRASIL


A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL)) emitiu uma mensagem dirigida à presidenta Dilma Rousseff, respaldando a plena vigência do Estado Democrático de direito democrático e o exercício dos poderes do Executivo brasileiro.

Em uma declaração pública, a Secretária Executiva da Organização das Nações Unidas, Alicia Barcena manifestou preocupação com ameaças à estabilidade democrática e reconheceu o progresso social e político que o Brasil tem experimentado na última década.

Segue o texto completo da declaração de alta funcionária internacional:

Mensagem Alicia Bárcena, Secretária Executiva da CEPAL, a presidente Dilma Rousseff:


"Com profunda preocupação que temos assistido o desenrolar dos acontecimentos políticos e judiciais que têm convulsionado o Brasil durante as últimas semanas. Estamos alarmados por ver a estabilidade democrática do país ameaçada.

A  soberania popular, fonte única da legitimidade numa democracia, foi entregue a Lula e em seguida à senhora, presidenta Dilma Rousseff, através de um mandato constitucional, que se traduziu em governos comprometidos com a justiça social e a igualdade. Nunca, na história do Brasil, tantos e tantos de seus compatriotas conseguiram fugir da fome, da pobreza e da desigualdade. É significativo também para nós os passos determinantes com que suas gestões reforçaram a nova arquitetura de integração da nossa região, da UNASUR à Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). 

Conhecemos o esforço dos tribunais em perseguir e castigar a cultura de corrupção, que tem sido historicamente a parte mais opaca do vínculo entre interesses privados e as instituições do Estado. E a temos visto apoiando permanentemente essa missão, com a valentia e a honradez que é a marca de sua biografia, apoiando a criação de nova legislação mais severa e instituições repressivas mais fortes. 

É por isso que nos choca ver, hoje, antes de sentenças ou provas, servindo-se de vazamentos e de uma ofensiva midiática lque já emitiu convicção, que se tente demolir a sua imagem e o seu legado, ao mesmo tempo em que se multiplicam os esforços para reduzir a autoridade presidencial e interromper o mandato que os cidadãos lhes deram nas urnas.

Os eventos que estão sendo experimentados pelo Brasil nos dias de hoje ressoam com força para além de suas fronteiras e ilustram para o conjunto da América Latina, os riscos e as dificuldades que a nossa democracia ainda está exposta."

Link para a nota, em espanhol: http://www.cepal.org/es/comunicados/cepal-manifiesta-su-preocupacion-amenazas-la-democracia-brasilena

Abraços, 
Daniel Samam.

Nenhum comentário: