PITACOS SOBRE A TRAGÉDIA DA CICLOVIA DO RIO


Primeiramente, ressalto que é impressionante e até comovente a boa vontade e complacência da Rede Globo em afirmar que a culpa da tragédia com a ciclovia foi apenas da natureza, de uma onda advinda de uma forte ressaca no mar. Não são capazes de responsabilizar a Prefeitura do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes, o Pedro Paulo Carvalho Teixeira, o PMDB RJ. Esses tem, de fato, as "costas quentes". Só pode.

Essa obra foi retirada da Odebrecht, que era a responsável pela obra da duplicação do Elevado do Joá. Ao que consta, esta empreiteira cobrava muito caro. Justamente pela complexidade exigida. A empresa contratada foi a Concremat Engenharia E Tecnologia S/A - em cuja diretoria está o avô de Antônio Pedro, secretário da Riotur - cobrava baratinho. Tá aí o resultado. Que legado para a ‪#‎CidadeOlímpica‬, hein?

Mas, esse ocorrido abre a possibilidade de um debate muito rico e amplo que envolve até o que vem ocorrendo na operação Lava Jato, que é a sanha por jogar na inidoneidade as grandes empreiteiras que, gostem ou não, são detentoras dos mapas técnicos e do know-how da tecnologia da construção civil no país.

O mesmo aconteceu com a Superintendência Nacional da Marinha Mercante (SUNAMAM), nos anos 80, onde éramos um dos maiores do mundo na construção naval e que por conta da descoberta de um cartel que cobrava propina dentro da autarquia federal, acabou em um escândalo e num processo que destruiu a cadeia de construção naval brasileira com reflexos até os dias de hoje.

Fato é que a Prefeitura precisa ser responsabilizada pelo ocorrido, e esta precisa exigir dos responsáveis pela obra (Concremat) a reconstrução imediata, sem ônus para os cofres públicos, e uma análise eficaz sobre toda a estrutura da ciclovia. Além, obviamente, do pagamento de indenizações às vítimas.

Lamentável.
Toda solidariedade às famílias das vítimas.
Daniel Samam

Nenhum comentário: