A Operação Lava Jato é o golpe de estado

Bom dia a todos(as).

O título desse meu texto é direto e sem rodeios. A Operação Lava Jato é sim o golpe de estado. Digo isso porque, esta operação, capitaneada pelo "justiceiro" Sérgio Moro e outros "salvadores da pátria" do Ministério Público Federal - MPF, não visa atacar esquemas de corrupção mas, sobretudo, tem o objetivo de derrubar um governo, que apesar de ser muito fraco e ruim, foi eleito legitimamente, aliado ao objetivo de destruir a imagem do maior líder popular desse país e, respectivamente, de seu partido, a Lava Jato é, acima de tudo, um golpe contra a República, contra a cadeia produtiva de petróleo e gás, contra a economia, contra o Estado Democrático de Direito, contra o Brasil.

De acordo com os dados divulgados nesta quinta (3) pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o PIB - Produto Interno Bruto – soma de todos os bens e serviços produzidos no país – teve queda de 3,8% em 2015, que é a maior desde o início da série histórica atual, iniciada em 1996, na série sem ajuste sazonal. Os dados relativos ao fechamento da economia brasileira no ano passado foram divulgados no último dia 3, juntamente com o resultado do PIB do 4º trimestre do ano passado, que fechou com redução de 1,4% na série com ajuste sazonal na comparação com o trimestre anterior. Em valores correntes, o PIB fechou o ano passado em R$ 5,904 trilhões.
Afetada por fatores como a Operação Lava Jato e a queda no preço do barril de petróleo, a Petrobras reduziu investimentos, com grandes impactos para todo o setor de óleo e gás, o que teve impacto expressivo no resultado do PIB.

Em entrevista à BBC Brasil em dezembro do ano passado, a economista da Consultoria Tendências, Alessandra Ribeiro, disse: “A Lava Jato paralisou setores que têm um peso grande nos investimentos totais da economia, então é natural que tenha um impacto negativo expressivo no PIB no curto prazo”. Na mesma entrevista, a Consultoria já contabilizava que a não realização de acordos de leniência com as empresas envolvidas nas investigações da Operação Lava Jato seria responsável por uma retração de 2,5% no PIB de 2015.

De acordo com a consultoria, os investimentos da Petrobras corresponderiam a 2% do PIB brasileiro, e os aportes de grandes empreiteiras envolvidas no escândalo em obras de infraestrutura, 2,8%. Os investimentos de todas as empresas envolvidas na Lava Jato chegariam então a quase 5% do PIB, em um país em que o nível total dos investimentos tem variação de 17% a 20%.

Nenhum comentário: