MÉXICO LEGALIZA O USO RECREATIVO DE MACONHA, INCLUINDO CULTURA PARA CONSUMO PESSOAL


Pela primeira vez em sua história, o México permite o uso "recreativo" de cannabis, incluindo a sua cultura e consumo pessoal. Comércio e distribuição da droga ainda proibido, relata La Jornada.


A decisão sobre o uso da maconha foi feita quarta-feira pelo Supremo Tribunal de Justiça da Nação (STJN), que cancelou vários artigos da Lei Geral de Saúde. O projeto permite o uso recreativo da droga passou à frente no Supremo Tribunal Federal, com quatro votos a favor e um contra.

O México é o segundo maior produtor de maconha, Marrocos é o país que mais produz, segundo a ONU.

Em 2009 o México descriminalizou o consumo privado e posse de até 5 gramas de maconha para uso pessoal. A cultura, redistribuição e todos os atos alheios ao consumo e tendo passíveis de penas de 10-25 anos de prisão.

Uso de maconha no México aumentou 17% entre 2008 e 2014, apesar de vários estados foi aumentado em 35%. Em 2014, o uso da droga excedeu álcool em 20 estados e em 25 de rapé, de acordo com o estudo "Uso de Drogas: riscos e conseqüências", publicado pelo Centro de Integração da Juventude (CIJ). Em geral, o número de consumidores de cannabis no país é estimado em 5,7 milhões.

O único país latino-americano que legalizou a maconha é o Uruguai. Os estados americanos do Colorado, Washington, Alaska, Oregon e no Distrito de Columbia também permitem o uso de maconha para fins recreativos.

E aí, Brasil? Vamos debater publicamente esse tema?

Nenhum comentário: