Pesquisa CNT/MDA: Mesmo na pandemia, governo Bolsonaro mantém os 30% de aprovação, por Daniel Samam


Acabei de ver a pesquisa de avaliação do governo, da CNT/MDA que saiu hoje (12), onde o ruim/péssimo de Bolsonaro dispara para 43%, mas o ótimo/bom se mantém na casa dos 32%. A avaliação do desempenho pessoal do presidente tá em 39% dos que aprovam e 55% dos que desaprovam. Avaliação de governadores e prefeitos tiveram significativa melhora em relação à última pesquisa realizada em janeiro.

A avaliação do governo federal no combate à pandemia impressiona com 51% de aprovação contra 42% de desaprovação. Os governadores têm ótima avaliação no combate à pandemia. Sobre o grau de confiança nas informações divulgadas pela imprensa, 24% confia muito, 48% confia pouco e 25% não confia; Sobre o adiamento das eleições em função da pandemia, 60% são a favor e 30 são contra.

Avaliação que faço é de que o regular tá virando ruim/péssimo. O problema é que o ótimo/bom ele não tá perdendo. Outra coisa interessante é o comparativo das pesquisas desde o ano passado até então. O mês de agosto/2019 foi o pior momento do governo. Queimadas da Amazônia. Depois de se desgastar muito, ele se recupera no fim de 2019.

Mas com a pandemia, o ruim/péssimo bate a casa dos 43%, superando esse patamar de agosto/2019. Mas o ótimo/bom permanece nos 30%. Bolsonaro teve perdas, mas ainda mantém uma força e uma base considerável.

Um comentário: