Os kamikazes de Bolsonaro, por Cristiano Lima


Bolsonaro, em uma direta comparação pode ser considerado àquele preso que não tem direito ao habeas corpus, pois, certamente, atrapalharia o andamento das investigações sobre as acusações que lhe caem. Só que no caso de Bolsonaro, este, ainda está em liberdade, e o pior, com poderes de presidente.

Assim se comporta Jair Bolsonaro, de forma criminosa e irresponsável, atrapalhando, sabotando o Brasil em um período que o mundo sofre com a pandemia do Covid-19.

Afirmar que Bolsonaro é louco, apesar de seu comportamento desalinhado da razão, não caberia aqui, pois seria necessário um laudo médico, Apontá-lo como alguém que não devíamos levar à sério, seria um ato de tamanha irresponsabilidade e ingenuidade, pois Bolsonaro sabe o que faz!

Seu desgoverno vem atingindo a todos como se o Brasil estivesse em uma ladeira estreita e à frente de um caminhão descendo acelerado e sem freios. O nível de desequilíbrio econômico vem alcançando posições assustadoras, e isso, mesmo, antes da crise mundial por conta do novo coronavírus.

Bolsonaro sabe que seu regime pode estar por um fio, e com isso vem apostando alto, indo na contramão de todas as orientações da OMS, de profissionais de saúde, que indicam que, hoje, a melhor e mais segura forma de se combater o avanço da Covid-19 é o isolamento social.

Suas atitudes desafiam, até mesmo, governadores dos Estados brasileiros, demonstrando o desequilíbrio e desarmonia que o Brasil passa sob seu governo, comprometendo e muito o Brasil sob uma ótica externa aquecendo, assim, o nível de desconfiança para o futuro, caso, Bolsonaro continue no poder.

Bolsonaro, também, ameaça e desafia o mundo com suas declarações, minimizando um vírus que já vem ceifando milhares de vidas a uma “gripezinha”, estimulando a quebra da quarentena e o retorno da rotina no país, ameaçando assim vidas de brasileiros e estrangeiros que vivem no país.

Bolsonaro joga. Porém não podemos acreditar que está sozinho nesse jogo, ou que apenas uma “meia dúzia” de alucinados está do seu lado. Ele conta, e vem alimentando grupos bolsonaristas que estão nas redes sociais exercendo um verdadeiro desserviço ao Brasil, multiplicando mentiras e incitações. Seriam as milícias virtuais, que contradizem, apoiadas por seu líder, todas as recomendações de segurança e preservação à vida para o momento em que vivemos. Seriam estes os kamikazes de Bolsonaro.

A mobilização nas redes sociais continua forte, e estimulando o retorno das pessoas ao trabalho sob a justificativa de que uma crise econômica mata mais que uma “gripezinha”.

E Bolsonaro não pára: Mesmo após ser repudiado devido ao seu infeliz e criminoso pronunciamento em rede nacional ignorando o momento apocalíptico que o mundo passa, ele, voltou a atacar, lançando a campanha “O Brasil não pode parar”. A reboque disso grupos de caminhoneiros bolsonaristas ainda defendem seu líder ameaçando parar, interditando vias, estradas, caso o comércio não reabra.

Já passou da hora, de uma atitude, por parte do Congresso e do STF, uma resposta que salve vidas e acabe com toda esta ameaça que o Brasil vem sofrendo. É uma questão de sobrevivência.
____________________________________________________

Cristiano Lima é Educador, graduando em Geografia pela UERJ/CEDERJ e Escritor.

Nenhum comentário: