Brasil e Chile esquecidos pela Mídia, por Cristiano Lima


O 22 de março de 2019 escreveu mais uma página nesse livro de lutas pela proteção da democracia e preservação de direitos que desde o golpe de 2016 tem sido alvo de traidores. 

A resposta popular à tentativa torpe de empurrar a reforma da previdência que tem como principal objetivo a mitigação e extermínio de direitos que vão prejudicar principalmente as classes mais pobres e mulheres veio nas ruas um grito que mídia vendida alguma poderá abafar. As manifestações se estenderam pelo Brasil que gritou e deixou claro que não aceita essa violência. 

Movimentos Sociais, partidos de esquerda, sindicatos, militância e a sociedade civil protagonizaram emoção, força e desejo de liberdade. Ecoando em diversos sotaques, signos regionais, mas com o mesmo idioma que todas e todos gritavam: Não à reforma da previdência!

Enquanto no Brasil o povo se unia contra a reforma, em Santiago, no Chile, no mesmo dia 22 de março, onde Jair Bolsonaro fez visita, uma multidão de pessoas se uniu no grande “fora Bolsonaro” Formado por sua maioria de mulheres, movimentos sindicais, grupos LGBT e partidos de esquerda o movimento foi covardemente atacado pela policia.

Todavia toda essa movimentação que sacudiu os grandes centros e metrópoles do Brasil não foi noticiado nas mídias (já esperado) que trazem em sua grade a parcialidade, deturpação e quase sempre a omissão.

O amanhecer do dia 23 de março, trouxe jornais com matérias forçadas  que de longe se sentia  a catinga do suor de quem penou para se desdobrar em não vincular em caixa alta, primeira pagina o ato que sacudiu o Brasil.

Ao contrario do amanhecer do dia 22 de março, antes do ato, quando os tabloides ironizavam a prisão de Michel Temer fazendo uma relação esdrúxula, descabida e sem sentido ao nosso eterno presidente Luíz Inácio Lula da Silva, mantido preso politico.

Repetiram a vergonha quando desprezaram o Festival Lula Livre, que reuniu milhares de pessoas e personalidades do meio politico e artístico. Atitude chula que envergonha ao jornalismo comprometidos com a verdade. Mas as imagens que correm as redes sociais, blogs e mídias progressistas ajudam o grito forte das ruas, apresentam um Brasil vivo e com gana de luta.

O interesse em aprovar a reforma da previdência esta nesses que escondem a verdade, enganam e querem fazer a manutenção de um Brasil engessado. Empresários que manipulam seus empregados, o sorriso e a fala mansa de quem tenta enganar o povo em horário nobre.

Ela, a reforma está aí, e se aprovada, não vai acabar somente com sua aposentadoria, o pacote da previdência abrange presente e futuro, benefícios que são direitos de quem trabalhou uma vida inteira, ou que por algum tempo precisa de repouso. Benefícios de quem vive a baixo da linha da pobreza, benefícios de quem espera 12 meses para receber um abono, a destruição é contínua e vai muito além. Lute, não se engane! 

A propósito, sobre a manifestação em Santiago no Chile, contra Bolsonaro, a mídia vendida mais uma vez fez seu papel: Nada escreveu! Mas quer saber, um povo digno, trabalhador, honrado e de lutas, brasileiros e chilenos não merecem ser noticiados por esta mídia golpista. Tão suja!
___________________________________________________

Cristiano Lima é Educador, graduando em Geografia pela UERJ/CEDERJ e Escritor.

Nenhum comentário: