Sobre a decisão do PT... Por Daniel Samam

Todos tem direito de criticar a decisão do PT de não participar da posse do novo governo, mas na nota oficial do partido, afirmamos que reconhecemos o resultado das eleições. À título de lembrança, parlamentares do PSDB e do DEM não compareceram à posse de Dilma em 2015. Logo, não tem nada demais a não ser demarcar posição.

Alguns veículos de imprensa e articulistas tratam nossa postura como infantil ou radical. Infantil, na verdade, é defender o cumprimento dos ritos protocolares para quem bradou publicamente em prender e matar seus opositores - no caso, nós. 

Na política, quando se passa a tratar opositores como inimigos, é o mais claro sinal de esfacelamento da democracia e rumo à aventuras totalitárias.

No mais, creio que nossa posição está correta. A imprensa do mundo inteiro está de olho e chocada com a chegada de um governo que, apesar de ter ganho a eleição no voto, tem uma agenda de orientação autoritária e de corte neofascista.

Concluo defendendo que nossa posição seja a de unidade ampla contra o retrocesso e desejando um 2019 de muita saúde e generosidade a todas e todos, pois vai ter muita luta.

Um comentário: