O incêndio do Museu Nacional da UFRJ e o projeto neoliberal, por Daniel Samam

Publicado no meu perfil do Facebook.


O incêndio do Museu Nacional da UFRJ na Quinta da Boa vista, no Rio de Janeiro, é uma tragédia sem precedentes para o Brasil.

Este é o resultado da política de desmonte do Estado brasileiro a partir da aprovação da maldita Emenda Constitucional 95, que interrompe os investimentos nas áreas sociais, dentre elas, Educação, Ciência e Tecnologia por 20 anos. Neste ano (2018), o corte de verbas só para o Museu Nacional foi da ordem de 85%.

Tudo perdido. Os acervos históricos, arqueológicos e acadêmicos.

Perde a Academia, perde a Ciência, perde a Memória, perde a Educação, perde a Cultura, perde o Brasil.

Não foi acidente. Trata-se da aplicação de um projeto político perverso.

4 comentários:

  1. Concordo plenamente com seu ponto de vista. A redução das verbas destinadas às universidades públicas ,por esse governo golpista, só leva a situações como essas. Perdemos não apenas um prédio histórico ,de 200anos , mas perdemos pesquisas em andamento, materiais de exposições de valor incalculável, pois faziam parte da história da humanidade!
    Isso é o que um governo neo-liberal e capaz de realizar, pois ao retirar sua responsabilidade de atividades que acham que deveriam ser privatizadas, entram na lógica do mercado, e aí é o problema, até que ponto o dito "mercado" se interessa por valor cultural, histórico ? O maldito "mercado" so se interessa pelo que é lucrativo, talvez nosso museu não correspondesse ao que interessa ao grande capital.
    Por isto e por muito mais que virá se nao mudarmos isso eu digo: #LulaLivre #Presidenciaé13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza que a culpa é do governo golpista, né? Esse prédio se deteriorou em dois anos?! Que discurso irresponsável!

      Excluir
    2. Verdade! Acredito que nos últimos anos a situação vem ficando caótica, né. Porém, há mais de 10 ou 15 anos o museu vem se deteriorando, e oa responsáveis nada fizeram para evitar o caos, que terminou desta forma horrível com destruição de pesquisas e patrimônio histórico cultural de grande valor para a sociedade.

      Excluir
  2. Tenho a impressão e espero que seja somente a impressão, de que tudo de ruim acontecerá com Brasil de agora pra frente, pois a nação encontra-se tomada por um sentimento de ódio transformado em discurso político e disseminado no coração de muitos, e isso tudo pode atrair, menos coisas positivas, como já disse, espero que seja apenas uma mera superstição.

    ResponderExcluir