Somos milhões de Lulas! Por Val Carvalho

Publicado em seu perfil no Facebook.


Isolado em seu bunker e com os russos nas portas de Berlim, Hitler ainda sonhava com divisões alemãs virando o jogo. Diferentemente de uma situação de guerra, o bunker político pode durar mais tempo, pois a maioria da sociedade que o rejeita não está armada, mas no final ele acaba sempre se rendendo à pressão popular. 

A decisão unânime dos juízes golpistas contra Lula se insere nessa metáfora do bunker. A pesquisa do Vox Populi mostra que a maioria de 56% vê “motivação política” no processo jurídico contra o ex-presidente. Entretanto, é uma maioria que ainda não está armada com a mobilização contra a sua prisão, mas é suficientemente forte para impedir qualquer legitimação desse teatro jurídico. O golpe de 2016 continua patinando na economia e cada vez mais rejeitado pela sociedade.

A mídia golpista tenta incutir no senso comum a lógica primária do “prendeu, acabou”, própria dos fascistas. Mas Lula já disse várias vezes que não teme a prisão e que ele vive em milhões de combatentes por direitos e pela liberdade. Aí está o nó crítico que o golpe não conseguirá desatar, nem mesmo com a intervenção militar no Rio de Janeiro. 

Ainda resta a tênue possibilidade do STF conceder habeas corpos. O golpe exige que nós tenhamos nervos de aço. De qualquer modo a nossa obrigação é levantar a cabeça por cima do senso comum e, a exemplo de Lula, apontar o caminho da mobilização popular como o caminho para derrotar o governo golpista e conquistar a democracia.


Val Carvalho é militante histórico do Partido dos Trabalhadores.

Nenhum comentário: