A aliança da Globo, Judiciário e grande capital contra Lula e o PT, por Olavo Brandão Carneiro

Publicado em seu perfil no Facebook.


Após o voto combinado dos desembargadores do TRF4 de condenação do presidente Lula, numa nítida farsa judicial, os dois primeiros dias de fevereiro escancaram a articulação da Globo e do Judiciário, sustentados pelos banqueiros e empresários, contra a principal liderança e principal partido da esquerda brasileira.

O Judiciário nunca foi imparcial e justo com os pobres, negros, movimentos reivindicatórios e agora escancara sua posição de classe com um ativismo judicial contra Lula e o PT. Isto pôde ser visto claramente ontem nos discursos da apequenada presidente do STF Carmem Lúcia e da procuradora-geral Raquel Dodge na retomada dos trabalhos jurídicos, que fizeram ameaças explicitas. Foi uma mensagem inequívoca da cabeça escravocrata das elites brasileiras: aceitem as chibatadas calados, a Casa Grande voltou ao posto de mando.

A palavra de ordem foi dada e começará a ser massificada pela grande imprensa a partir de pseudos especialistas e lideranças dos partidos da direita: decisão judicial não se discute, cumpre. Apesar do STF não ter adotado tal postura com Renam Calheiros e Aécio Neves.

O editorial do jornal o Globo de hoje, dia 02 de fevereiro, sai em defesa das ameaças da chefe do Judiciário e vai além, chama de autoritarismo qualquer questionamento e reforça a velha cantilena do pensamento único neoliberal ao afirmar que só há “único caminho adequado” para o país. Isto é dito de forma a defender que só poderiam ter candidaturas comprometidas com este “único caminho”, e avança logicamente para defender a ineligibilidade de Lula.

O editorial da família Marinho, sonegadora fiscal e corruptora para transmitir Copa de Mundo, não deixa dúvidas da posição política das elites de tirar único candidato comprometido com os anseios populares com chance de vencer a disputa eleitoral. É a velha fórmula da democracia liberal, eleições são aceitas se não afetam os interesses do capital, caso contrário aplica-se golpes militares ou parlamentares. A defesa das “instituições” feita pelo editorial dos Marinho é apenas das instituições que protegem seus interesses e do grande capital. O incrível é que há muita gente na esquerda acreditando em paz, moderação e até que pode vencer 2018 sem Lula.


Olavo Brandão Carneiro é membro do Diretório Regional do PT-RJ.

Nenhum comentário: