Luis Carlos Prestes, 120 anos, por Breno Altman

Publicado em seu perfil no Facebook.


No dia 3 de janeiro de 1898, nascia o heroico comandante da Coluna Invicta e a mais relevante liderança comunista da história de nosso país.

Prestes escreveu sua biografia com tintas de bravura, coerência e sacrifício sem iguais. Cometeu muitos erros, é verdade, criatura de uma época plena de batalhas épicas e certezas de pedra. Mas seu exemplo de combate e valentia, construído em uma longa vida de lutas, prisão e clandestinidade, é um legado imortal.

Ao falecer, no dia 7 de março de 1990, aos 92 anos, até mesmo seus piores inimigos prestaram honras a um personagem ímpar, a quem tudo foi oferecido desde muito jovem, sem nada aceitar salvo o compromisso inquebrantável com o povo brasileiro e a causa da revolução proletária.

Seu prestigio como chefe da lendária coluna que leva seu nome foi disputado pelas mais distintas frações das classes dominantes. Prestes, no entanto, jamais hesitou em dedicar sua vida apenas ao movimento dos trabalhadores e ao socialismo mundial, sem jamais calcular riscos ou vantagens.

A verdade é que nunca o Brasil teve figura pública com a estatura moral e histórica de Luiz Carlos Prestes, o Cavaleiro da Esperança.

Nenhum comentário: