TRF4, este é o nome do golpe, por Val Carvalho

Publicado em seu perfil no Facebook.


Furando a fila com uma anormal tramitação a “Jato”, o TRF-4 marcou para o dia 24 de Janeiro o julgamento da apelação de Lula, e com a sua condenação já antecipada publicamente. Escolheu o mês de janeiro, porque é mês de férias e o dia 24, para tentar abater o espírito de Lula.

Mas se o TRF-4, cumprindo o roteiro da Lava Jato, anunciou que no dia 24 de janeiro vai dar o golpe final na democracia, o que temos de fazer é preparar desde já o contragolpe, com a ocupação popular e democrática de Porta Alegre ao mesmo tempo em que mobilizamos uma vigília nacional de luta.

Mesmo diante da provável condenação ou até prisão de Lula, é fundamental que continuemos defendendo o seu direito de ser candidato a presidente. Foi para impedir isso que Moro o condenou sem provas e que o TRF-4 pretende completar o serviço. Portanto, o direito democrático de Lula ser candidato se constitui na forma principal do movimento nacional contra o golpe e pela volta do Estado Democrático de Direito.

Esse é o eixo da luta contra o golpe de todas as forças democráticas e de esquerda, tanto das que gostam de Lula quanto das que não gostam, como muito bem disse Gilberto Maringoni, ex-candidato a governador de São Paulo pelo PSOL, ao defender uma Frente Ampla contra o Golpe. Esse o centro de gravidade da luta a partir de agora.

Unir as Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, o MST e MTST, as Centrais Sindicais e movimentos sociais, os partidos de esquerdas e forças democráticas no trabalho de organização da ocupação antigolpista de Porta Alegre no dia 24 de janeiro. Convidar personalidades internacionais como parte da solidariedade mundial contra o julgamento político de Lula e de repúdio ao golpe no Brasil.


Val Carvalho é militante histórico do Partido dos Trabalhadores (PT) e lançou recentemente o livro "Couro Curtido - Memórias de um Militante Comunista".

Nenhum comentário: