Reproduzir o nordeste no sudeste - O desafio da luta democrática, por Val Carvalho

Publicado em seu perfil no Facebook.


As recorrentes denúncias de que o Brasil naufragou nas mãos dos golpistas, infelizmente uma triste verdade, parecem não provocar reação em grande parte da sociedade que, anestesiada pelos meios de comunicação, tudo acompanha de forma passiva. Mesmo assim muitos já perceberam que foram enganados, que compraram a ilusão do combate à corrupção em troca do fim extinção dos direitos trabalhistas e sociais, da entrega do país aos gringos e, o mais irônico, da consolidação do poder dos verdadeiros corruptos.

Essa parte, que começa a tomar consciência da realidade, aparece nas pesquisas, se mostrou de peito aberto no Nordeste e pode se revelar nas ruas de Minas, com a futura Caravana de Lula. A outra parte, que ainda vive na escuridão do moralismo fascista e fundamentalista, continua indo atrás das falsas promessas de Bolsonaro, um mito de pés de barro, a encarnação de todos os preconceitos, de todos os medos, de toda a brutalidade no lugar da convivência civilizada. Essa é a polarização da sociedade resultante do golpe contra Dilma.

A esperança de saída democrática cresce no seio da sociedade, porém ela se choca com a força bruta da justiça de exceção da Lava Jato, criada com o único objetivo de acabar com a democracia e sua principal liderança popular, Lula. A Lava Jato é o mais nutritivo alimento do fascista Bolsonaro. Dificilmente Ciro Gomes vai superar essa polarização, se reivindicando como saída de Centro-direita.

O único fator que pode desempatar a favor da luta democrática esse cabo de guerra entre Lula e a Lava Jato, que representa o nó crítico atual, é o tamanho da força do povo consciente nas ruas. Se reproduzirmos a vigorosa manifestação democrática do Nordeste no Sudeste, possivelmente ganharemos a liberdade de Lula e avançaremos bastante para derrotar este regime de exceção.


Val Carvalho é militante histórico do Partido dos Trabalhadores (PT).

Nenhum comentário: