Em BH, Instituto Lula lança mais 35 anos de história no Memorial da Democracia


O lançamento da 2ª fase do Memorial da Democracia, portal multimídia interativo do Instituto Lula, será no próximo dia 10 de julho, às 19h30, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), e contará com a presença do ex-presidente Lula.

O museu digital das lutas democráticas do povo brasileiro agora traz também história do período de 1930 até o golpe militar de 1964. O povo brasileiro hoje tem liberdade para se expressar, para se organizar e se manifestar. Mas nem sempre foi assim. A democracia não caiu do céu. Demandou muita luta. Custou e custa o sacrifício de muitos brasileiros e brasileiras, desde os tempos do Brasil-Colônia até hoje.

O Memorial da Democracia, portal multimídia interativo do Instituto Lula, celebra essa história viva, escrita por todos que durante cinco séculos, lutaram pela justiça e pela liberdade.

Concebido por uma equipe de jornalistas, historiadores, educadores, artistas e pesquisadores, o Memorial é um espaço dedicado às lutas na construção de um país mais justo, livre e soberano. Seu objetivo é colocar à disposição de todos os brasileiros conteúdos dinâmicos sobre a longa caminhada desde a Colônia até o século 21 em busca de democracia com justiça social.

Lançado no final de 2015, o Memorial já contava com dois períodos recentes de nossa história. Agora, acabam de entrar no ar mais dois módulos. Todo o primeiro governo Getúlio Vargas está registrado no módulo 1930-1945, que retrata um momento em que o Brasil passou a ter um verdadeiro projeto de país, deixando de ser uma brincadeira das elites da República do Café-com-Leite. Já o módulo 1945-1964 resgata o momento em que o Brasil começou a construir uma democracia de massas e sonhou sair do subdesenvolvimento por meio de reformas há muito tempo adiadas.

O Memorial trata em profundidade dos temas culturais da época


Em todos os módulos, a navegação pode ser feita através da linha do tempo e dos extras. A linha do tempo oferece cartões em ordem cronológica com informações sobre os principais fatos e eventos. Trata-se da forma básica de navegação. Ela é complementada pelos extras, que mergulham mais fundo em alguns temas que não se prendem a datas específicas, atravessando períodos mais longos. O novo lançamento inclui mais de 330 episódios e 24 extras.

O Memorial tem uma proposta multimídia, oferecendo aos visitantes textos, fotos, charges, desenhos, cartazes, panfletos e documentos, fac-símiles de notícias da imprensa, exemplares virtuais de jornais, áudios com trechos de canções e discursos, segmentos de filmes e vídeos etc. No caso dos Extras, a linguagem é intencionalmente mais leve e lúdica, buscando dialogar com o público jovem.

Guia do educador


Construído em parceria com o Projeto República, da Universidade Federal de Minas Gerais, o Memorial da Democracia vai ganhar ainda neste ano um “guia do educador”. Concebido na UFMG, esse guia será direcionado a professores que desejam usar o conteúdo multimídia do Memorial nas salas de aula. Além dos guias impressos, o material ficará disponível para download gratuito na internet.

Confira os canais do Memorial da Democracia nas redes:




Nenhum comentário: