4 pitacos sobre o caso Mirian Leitão e a pós-verdade nas redes sociais, por Daniel Samam

Publicado originalmente em meu perfil no Facebook.

1) Ao que tudo indica, a jornalista Mirian Leitão aumentou, e muito - à moda José Serra no episódio da bolinha de papel - ao contar o que ocorreu no voo de Brasília para o Rio, no primeiro fim de semana de junho, quando também se realizou o 6º Congresso do PT, como se fosse uma ofensa profunda à sua moral e um caso claro de intolerância política, o que não é verdade.

2) Sua versão de que foi agredida verbalmente não se sustenta por nenhum depoimento, exceto o seu. Alguém pode imaginar uma cena dessas, de 2 horas de esculacho, em um voo comercial numa das rotas aéreas mais utilizadas, passar em branco durante 10 dias, sem uma menção sequer nas redes sociais ou mesmo no próprio blog da jornalista?

3) Pra variar, no afã de jogar pra arquibancada da opinião pública, de sair bonito na foto e bancar os politicamente corretos, quadros e militantes de esquerda, de todo o campo progressista, junto aos antipetistas de esquerda saíram em defesa de Mirian e fizeram de seu relato de veracidade duvidosa ter uma repercussão muito maior do que ela mesmo imaginara e deram de bandeja à jornalista o papel de vítima. Também lamento muito a infeliz e desnecessária 1ª nota emitida pela presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, "mordendo a isca" e dando crédito ao relato de Miriam Leitão.

4) Minha solidariedade vai aos milhões de trabalhadoras e trabalhadores que são agredidos verbalmente e ludibriados todos os dias pelas análises econômicas da jornalista Mirian Leitão.

Abraços, 
Daniel Samam

Nenhum comentário: