"O importante é o principal, o resto é secundário", por Val Carvalho

A Greve Geral mostrou a nossa força e, provavelmente, convenceu a Globo a detonar Temer antes que ele caísse pelas mãos do povo. Ontem, a brutal repressão em Brasília contra a manifestação popular mostrou duas coisas diferentes mas convergentes: Temer chamando o Exército para tentar continuar como um aborto de ditador civil. E a ação da base parlamentar golpista e a cobertura da Globo tentando desmoralizar a manifestação pacífica, tumultuada apenas por provocadores e pela repressão, para defender eleições indiretas. A convergência está nas reformas trabalhista e da Previdência, prioritárias em ambos os casos.

Tudo indica que a ditadura tabajara de Temer não vai se sustentar e que ele será afastado da presidência ou pela renúncia ou pelo TSE, no dia 6 de junho. Até lá eles não conseguirão votar as reformas e usarão esse tempo para se entenderem em relação ao nome a ser eleito pela maioria corrupta do Congresso, algo que o cidadão comum já começa a repudiar.

Toda essa desesperada movimentação dos “de cima”, cuja causa principal está justamente no crescimento da mobilização popular nas ruas, torna muito estranha a opinião de setores do PT de imaginarem uma saída da crise por meio das eleições indiretas. Seria uma espécie de negação da nossa acertada decisão de não participar do Colégio Eleitoral em 1985. Caso isso aconteça, o que não acredito, seria a ascensão de um “PT” de centro, de um setor do partido que esteve muitíssimo forte durante os governos Lula e Dilma.

O centro da conjuntura está claro como água. Ou diretas Já ou eleições indiretas para continuarem o golpe e aprovarem as reformas antipovo. Não existe aí terceiro caminho, atalho ou jeitinho “democrático”. Só rua, rua e mais rua, mesmo com toda a repressão. Vamos organizar nova Greve Geral e avançar antes que o inimigo recomponha suas forças.


Val Carvalho é militante histórico do Partido dos Trabalhadores (PT).

Nenhum comentário: