Nota - Frente Brasil Popular: lutando e construindo a unidade


Mesmo com a derrota no processo de impeachment, nós temos nos mantido firmes na luta e desde então temos contabilizado vários atos e manifestações vigorosas, destaco aqui, uma Greve Geral 28/04, um 1º de Maio Unitário, uma gigantesca passeata exigindo Diretas Já no dia 18/05 e uma caravana a Brasília 24/05. 

No domingo, dia 28/05 na Praia de Copacabana sob uma névoa pouco típica, mas compatível com o momento, vivenciamos mais um especial capítulo de nossa luta presente, um encontro histórico e decisivo entre cultura, política, políticos, artistas, povo e todas as organizações de luta. 

E não há dúvidas que um dos pilares fundamentais desta nossa reação e luta é a busca incessante para construir a UNIDADE. 

A FBP tem se empenhado e buscado praticar a tolerância, o respeito e a determinação em ampliar. Os diálogos que antecedem a realização desses nossos atos, eventos e manifestações tem sido sempre bastante complexos e cheios de disputas, algumas saudáveis e corretas outras desgastantes e pouco produtivas. 

O resultado desses diálogos e muito trabalho se materializam em formatos, roteiros, estruturas, tempos de fala, convocações, apresentações e um número grande de outras definições. 

Como sempre este resultado é objeto de questionamentos e reclamações, e nós que temos tido a responsabilidade de participar deste processo somos muito cobrados, em nossa defesa há uma assertiva inquestionável: "temos sempre nos esforçado para fazer o melhor com mais amplitude possível." 

A construção da UNIDADE neste momento de ampliação, exige, ainda mais, de todas as organizações o exercício da tolerância, a prática cotidiana do respeito as diferenças, a busca incansável pelos consensos, a flexibilidade para ajustar e compor diferentes visões, expressões, concepções, diversidades de causas e faixas etárias. 

O momento exige também, vigília permanente para qualquer desvio hegemonista, cumprimento dos acordados, o diálogo como rotina, a responsabilidade com a luta e é claro o compromisso inquebrantável com a UNIDADE. 

A Frente Brasil Popular segue determinada, firme e forte. 

Adeilson Telles. 
Membro da Operativa da Frente Brasil Popular-RJ.

Nenhum comentário: