ONU premia Plano Diretor de São Paulo da gestão Haddad


Do Jornal GGN - O Plano Diretor da cidade de São Paulo foi eleito um dos quatro ganhadores do mundo das Melhores Práticas Inovadoras da Nova Agenda Urbana da ONU Habitat. O novo desenho urbano foi aprovado na gestão de Fernando Haddad no município.

Entre mais de 140 candidaturas de 16 países, os quatro vencedores foram os projetos do Brasil, da Costa Rica, do Equator e de Porto Rico. "Foi complexo avaliar os projetos de acordo com todos os indicadores. Alguns tinham grande destaque em legislação urbana, mas não incluíam temas transversais como gênero e jovens, e por isso acabaram obtendo uma nota menor", disse o coordenador da campanha Cidades Seguras para as Mulheres da ActionAid, Marcelo Montenegro.

Ainda dentro do Brasil, não foi apenas a prefeitura de São Paulo que concorreu ao reconhecimento. O país foi um dos que mais enviou projetos para serem analisados pela ONU Habitat. O comitê técnico foi formado por membros de diversas organizações e especialistas em diversos temas.

"O propósito do Plano [Diretor do município] é fazer uma cidade mais humana, moderna e equilibrada, através do trabalho e da habitação para enfrentar as desigualdades sócio-territoriais. Para isso, estabelece um projeto democrático de cidade, inclusive ambientalmente responsável, produtivo e, sobretudo, de melhora de qualidade de vida", publicou a nota da ONU.

Para a coordenadora do Programa de Melhores Práticas para a América Latina e o Caribe, Carolina Guimarães, foi interessante ver de maneira concreta a diversidade de temas e pontos para abordar diferentes frentes do desenvolvimento urbano a nivel local. "Estes projetos são exemplos claros do trabalho em direção ao direito da cidade para todas e todos", concluiu a nota das Nações Unidas. 

Em sua página do Facebook, o ex-prefeito Fernando Haddad comemorou o título. Lembrando também do reconhecimento do prestigiado site de urbanismo, o Archdaily, afirmou que as duas conquistas estruturais são de grande relevância, considerando "a obtenção do grau de investimento obtido pela Cidade de São Paulo, concedido pela agência de risco Fitch - isso em meio a maior crise econômica da história do país".

"Já são sete os prêmios internacionais obtidos pela nossa gestão. Uma pena a mídia tradicional local não ter pautado temas dessa envergadura, que efetivamente moldam o futuro da nossa cidade", completou Haddad na rede social.

Nenhum comentário: