Zumbi, Guerreiro da Democracia

Temos a obrigação de reforçar a relevância de Zumbi dos Palmares na construção da história democrática brasileira.


Zumbi dos Palmares não só foi o comandante guerreiro, o líder da resistência dos quilombolas de Palmares. Zumbi implantou na Serra da Barriga um modelo social o qual todos nós perseguimos: um modelo social que proporciona a todos os cidadãos a divisão compartilhada da produção e das riquezas, o debate democrático sobre os destinos de uma comunidade e também a auto-estima dos seus moradores. No caso que falo, os quilombolas que se abrigavam em Palmares tinham orgulho de lutar por um ideal de liberdade, contra a escravidão e o domínio imperialista da coroa portuguesa.

Zumbi foi o líder de uma revolução social a qual todos nós sonhamos. Uma revolução que não queremos que se faça pelas armas, mas sim pela construção de um processo cidadão, o qual dê aos negros brasileiros, o direito de nascer, crescer, viver e morrer em um país digno. Digno de ver resultados concretos e efetivos nos sistemas públicos de saúde, educação, moradia e trabalho e renda.

A nação que Zumbi construiu em Palmares foi, sem dúvida, um modelo de sociedade democrática e igual. Fugitivos das senzalas encontravam em Palmares um espaço para desenvolver sua formação cidadã. Uma construção democrática coletiva, onde o direito de ser e de viver era plenamente respeitado. Uma antítese aos tempos de escravidão. Inclusive aos tempos atuais.

Nosso herói Zumbi dos Palmares não foi só um herói abolicionista. Foi também o herói de toda uma parcela da nação brasileira que não concordava com a escravidão. O sonho de liberdade que Zumbi implantou na Serra da Barriga era também o sonho de inúmeros abolicionistas, que desfilavam em meio à aristocracia o desejo de ver o fim da chibata.

Zumbi dos Palmares fez no seu quilombo o Brasil  que todos nós sonhamos. Verdadeiramente Zumbi foi o nosso herói, pois deu sua vida pela igualdade racial e social em um Brasil Colônia que era explorado e usurpado de suas riquezas.

Zumbi construiu e vislumbrou em Palmares, mesmo que por um curto espaço de tempo, um Brasil para o futuro. Um país onde todos sonhamos que um dia existirá. Nosso compromisso é trabalhar para que sua imagem e memória não fiquem configuradas apenas nos livros como mais um herói, mais um mártir. 

Zumbi deve ser lembrado como o criador de um espaço que serviu não só de resistência à escravidão. Palmares foi, provavelmente, o nosso primeiro modelo concreto de sociedade democrática, onde todos os fugitivos e não fugitivos exerciam a democracia em sua plenitude.

Valeu, Zumbi...

Nenhum comentário: