Pitacos sobre o infeliz posicionamento de Jean Wyllys


Como alguns sabem, tenho respeito e carinho pelo deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), mas num recente texto ele passou dos limites ao afirmar que a única finalidade da candidatura de Jandira Feghali (PCdoB-RJ) é ajudar Pedro Paulo (PMDB-RJ) a passar para o segundo turno das eleições municipais. Acusação irresponsável e que não há como o deputado provar. Aliás, nesses tempos de golpe, tá na moda condenar sem provas, não é mesmo?

Sem problema algum se o Jean destaca o histórico de apoios de PT e PCdoB a governos do PMDB na cidade e no Estado do Rio de Janeiro. A crítica política é parte importante da disputa. Mas não é correto e nem honesto, de maneira alguma, dizer que Jandira é candidata com a única e exclusiva finalidade de auxiliar o Pedro Paulo e o PMDB a vencer o pleito de 2016. Explico.

Há algum tempo, existe um movimento interno no PT, do qual faço parte, empenhado por setores mais combativos, voltados para o rompimento dessa aliança. O mesmo movimento ocorre mais timidamente no PCdoB, especialmente entre sua juventude. Ainda que esses setores sejam minoritários e que as burocracias dos dois partidos tenham preservado laços com o PMDB - e alguns até apostando uma reaproximação em caso de vitória de Pedro Paulo -, a verdade é que quem está à frente da campanha da Jandira são justamente os setores mais combativos dos dois partidos. Eles não estão em campanha com o intuito de ajudar Pedro Paulo, mas sim o de recuperar seu próprio lugar junto à esquerda.

Esses movimentos à esquerda presentes nos dois partidos em função da conjuntura de golpe deveria ser motivo de alegria e esperança para todo o conjunto da esquerda. PT e PCdoB ofereceram apoio ao PSOL para construir uma chapa única encabeçada pelo Freixo, sem sucesso. O PSOL, por sua vez, rejeitou a construção de uma frente ampla anti-golpe e manteve a tática de ocupação parlamentar e a de demarcar com o PT. Recusada a chapa única, os partidos tem total liberdade e direito de lançarem candidatos, programas e disputarem o pleito.

A forma odienta e irresponsável com que Jean discorre sobre o "verdadeiro" propósito da candidatura de Jandira resulta desse balaio de gatos nas posições nas pesquisas e do crescimento da Jandira nessa reta final.

Claro que o PCdoB e o PT cometeram erros graves, mas a contrapartida a isso não pode ser a denúncia dessas posições, como se o PSOL fosse a última reserva de moral e virtude na política. Não adianta, foi assim com o PT nos ano 80, é assim com o PSOL desde que saiu do PT, e assim será nas dissidências que sairão do PSOL para criar outros partidos ditos purificados de todos os males e vícios da política e que venderão esperança em lata.

Agora, por conta de uma iniciativa estúpida do Jean, sem nenhuma orientação partidária, com chancela de outros parlamentares, embora parte da militância do PSOL já tivesse "girado as metralhadoras" para Jandira, nos resta entrar na última semana de campanha com a esquerda se batendo e abrindo um enorme flanco para a candidatura de Pedro Paulo seguir para o segundo turno. 

A reorganização do conjunto da esquerda carioca vai nos exigir muita clareza e paciência. 

Parabéns a todos os envolvidos.

Abraços, 
Daniel Samam

Nenhum comentário: