Sanders condena os esforços para remover presidenta democraticamente eleita do Brasil


O senador americano Bernie Sanders emitiu na segunda-feira (8), a seguinte declaração, aconselhando os Estados Unidos a tomar uma posição clara e definitiva contra os esforços para remover a presidenta brasileira Dilma Rousseff do cargo:

No link do site do senador americano (clique aqui) que foi pré-candidato à presidência dos EUA pelo partido Democrata, o texto se encontra obviamente em inglês. A tradução está logo a seguir, no corpo do texto:

"Estou profundamente preocupado com o esforço atual para remover a presidenta democraticamente eleita do Brasil, Dilma Rousseff. Para muitos brasileiros e observadores do processo de impeachment controverso, mais se assemelha a um golpe de Estado.

Depois de suspender a primeira mulher eleita presidenta do Brasil por razões duvidosas, sem um mandato para governar, o novo governo interino acabou com o ministério de mulheres, igualdade racial e direitos humanos. Eles imediatamente substituíram uma administração diversificada e representativa, por um gabinete composto inteiramente de homens brancos. A nova administração, não eleita, rapidamente anunciou planos para impor austeridade, aumentar a privatização e instalar uma agenda muito de direita social.

O esforço para remover a presidenta Dilma Rousseff não é um julgamento legal, mas sim, político. Os Estados Unidos não podem permanecer em silêncio enquanto as instituições democráticas de um dos nossos aliados mais importantes são prejudicadas. Temos de levantar-se para as famílias trabalhadoras do Brasil e da procura que este impasse seja resolvido com eleições democráticas."

A nota é muito boa, no entanto, só tenho total e frontal discordância quanto à saída que Sanders propõe, que é a de novas eleições.

Nenhum comentário: