Em mais um editorial criminoso, O Globo prega o fim do ensino superior público, gratuito e para todos(as)


O jornal O Globo defende, em mais um editorial criminoso, publicado neste domingo (24), o término do ensino superior gratuito. Sob o argumento de que o aumento de impostos é uma via esgotada para equilibrar as contas publicas, o jornalão afirma que, "para combater uma crise nunca vista, necessita-se de ideias nunca aplicadas". (Leia o editorial aqui)

"Neste sentido, por que não aproveitar para acabar com o ensino superior gratuito, também um mecanismo de injustiça social? Pagará quem puder, receberá bolsa quem não tiver condições para tal. Funciona assim, e bem, no ensino privado. E em países avançados, com muito mais centros de excelência universitária que o Brasil", diz o texto.

Ao citar como exemplo universidades de São Paulo, o jornal afirma que, "ao conjunto dos estabelecimentos de ensino superior público do estado de São Paulo além da USP - Universidade de São Paulo, a UNICAMP e a Unifesp - Universidade Federal de São Paulo - são destinados 9,5% do ICMS paulista". "Se antes da crise econômica, a USP, por exemplo, já tinha dificuldades para pagar as contas, com a retração das receitas tributárias o quadro se degradou. A mesma dificuldade se abate sobre a UERJ, no Rio de Janeiro, com o aperto no caixa fluminense".

De acordo com o texto, "o momento é oportuno para se debater a sério o ensino superior público pago. Até porque é entre os mecanismos do Estado concentradores de renda que está a universidade pública gratuita. Pois ela favorece apenas os ricos, de melhor formação educacional, donos das primeiras colocações nos vestibulares".

"Já o pobre, com formação educacional mais frágil, precisa pagar a faculdade privada, onde o ensino, salvo exceções, é de mais baixa qualidade. Assim, completa-se uma gritante injustiça social, nunca denunciada por sindicatos de servidores e centros acadêmicos", acrescenta.

O Globo banca de preocupado com as injustiças sociais em nosso país para destruir direitos universais consagrados na Constituição de 1988.

Abraços, 
Daniel Samam

8 comentários:

  1. Lógica obtusa desse jornaleco: Faculdade gratuita beneficia rico, faculdade paga favorece pobre?!

    ResponderExcluir
  2. Mais fácil passar um camelo pelo buraco da agulha do que um rico pagar a faculdade espontaneamente.

    ResponderExcluir
  3. Mais fácil passar um camelo pelo buraco da agulha do que um rico pagar a faculdade espontaneamente.

    ResponderExcluir
  4. A ironia é que no Brasil, a grande maioria que fazem faculdade pública são exatamente os que poderiam pagar por uma particular, e os que precisam da faculdade pública, têm que se virar e pagar uma particular...

    ResponderExcluir
  5. A ironia é que no Brasil, a grande maioria que fazem faculdade pública são exatamente os que poderiam pagar por uma particular, e os que precisam da faculdade pública, têm que se virar e pagar uma particular...

    ResponderExcluir
  6. Eu sou pobre e fiz faculdade publica. Junto com pessoas que também não teriam condições de pagar uma privada.
    As pessoas que dizem que pobre faz particular é pq provavelmente é um preguiçoso e nunca correu atrás dos seus objetivos, e para piorar a situação, ainda quer que os outros, que correm atrás " se ferrem" devido a sua incrível inveja de observar pessoas que obtém o seu ensino superior de qualidade sem pagar ( por que de por onde conseguir) e ele com ensino POBRE porque pagou ou pediu papai e mamãe pra pagar.
    Uma palavra resume essa pessoa:
    Incompetente.
    De seus pensamentos e de seus atos

    ResponderExcluir
  7. ( porque fez por onde conseguir)*

    ResponderExcluir
  8. É só condicionar o acesso á renda familiar.

    ResponderExcluir