Manifesto da Cultura pela Democracia


"Exigimos a deposição imediata do governo ilegítimo que tenta se instaurar. Não reconhecemos Michel Temer como presidente do Brasil. Qualquer tipo de negociação com o Palácio do Planalto é uma forma de legitimação do golpe.

Faremos a governança real e simbólica na luta pelos nossos direitos, ocupando - de forma pacífica, mas contundente - o Palácio Gustavo Capanema sede do Ministério da Cultura do Rio de Janeiro. Reafirmamos que o espaço público é o lugar da luta política e que as ocupações são legítimas e necessárias.
Presenciamos neste momento uma tentativa, por parte de um governo golpista, de violentar a democracia brasileira e desestabilizar o país. 

O governo ilegítimo assumiu de forma arbitrária, causando um desmonte de setores essenciais do Estado brasileiro como Cultura, Direitos Humanos, Mulheres, Igualdade Racial, Povos Indígenas, Desenvolvimento Agrário, Previdência, Ciência e Tecnologia, além da extinção da Controladoria Geral Da União - CGU. 

A extinção do Ministério da Cultura significa e simboliza não só a perda dos direitos dos trabalhadores da Cultura, conquistados em uma longa história de lutas e desafios, mas também a perda dos direitos de cidadania do povo brasileiro, garantidos pela Constituição de 88. E além das perdas do patrimônio material e imaterial da cultura brasileira, essa arbitrariedade representa um retrocesso histórico diante de um legado deixado por agentes culturais, individuais e coletivos, em seus diferentes campos de criação. 

No entanto, não se trata somente de garantir a sobrevivência de um setor. Esta ocupação da Cultura pela Democracia no Capanema é, sobretudo, pelo fim do governo ilegítimo de Michel Temer. Não aceitamos negociar com os coronéis do século XXI. 
Neste momento, o verdadeiro governo está aqui do lado de fora, nas ruas, nas ocupações. 

Não abrimos mão do Estado Democrático de Direito no Brasil. 

Conclamamos toda a sociedade à resistência.

A luta pela democracia não tem data para terminar!"

#ForaTemer 
#MinCéNosso 
#OcupaTudo 
#OcupaMinC 
#OcupaMinCRJ 
#OcupaCapanema 
#CulturaPelaDemocracia
#OcupaCultura

Nenhum comentário: