Alguns pitacos sobre a conjuntura

Estou de pleno acordo com o camarada Darlan Montenegro, quando o editorial de ontem (2) da Folha de São Paulo, reconheceu que a oposição não tem os votos necessários para o impeachment, a capacidade da sociedade civil se organizar e resistir ao golpe só vem aumentando e apostam tudo na saída TSE, da cassação de chapa.

Porém, é preciso dizer que para a próxima semana não podemos cair no clima do "já ganhou". Mesmo que o editorial da Folha, o requentar do caso Celso Daniel pela Lava Jato e o não desembarque total do PMDB Nacional indicam que o barco dos caras tá fazendo água. Com isso, eles partirão para as medidas desesperadas e temos de estar preparados.
Retomar o ‪#‎ForaCunha‬ será fundamental para os próximos dias, pra sepultar qualquer manobra golpista na Câmara dos Deputados.

Até porque, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB RJ), prepara para o dia da votação do pedido de impeachment uma série de manobras para prejudicar o governo. A primeira delas é ele próprio votar a favor do impedimento, desrespeitando o próprio regimento da Casa, que estabelece que o presidente só vota em votações secretas ou para desempatar votações abertas. Outra medida de Cunha será fazer sucessivas chamadas nominais de deputados faltosos, citando o partido e o Estado do congressista, para constranger. E a votação deve acontecer no domingo (17), para que possa haver manifestações diante do Congresso e transmissão na TV aberta. Ou seja, pra se fazer espetáculo, mesmo.

Agora, como disse Darlan, manter as ruas ocupadas será importante e decisivo pra fazer pressão política sobre Brasília como um todo. E convém não sairmos da rua. Não apenas até a votação do impeachment. É não sair mais!! Não vai ter sossego pra Folha. E não pode ter sossego pra Lula e Dilma recomporem com a Folha.

Agora, é preservar o território conquistado e avançar.

De fato, a conjuntura tá ficando muito legal.

Abraços, 
Daniel Samam

Nenhum comentário: