Que nota a Standard & Poor's deveria receber?

Bom dia a todos(as).

Ontem (9), a agência de risco Standard & Poor's rebaixou a nota do país para categoria especulativa. Mas vale lembrar que foi essa mesma Standard & Poor's que, em 2008, classificou com nota máxima o banco Lehman Brothers, dos EUA, apenas um mês antes dele quebrar e decretar a falência. Fica a reflexão proposta pelo professor do Instituto de economia da UFRJJoão Sicsú:

"A agência de rating S&P rebaixou a nota do Brasil de BBB- para BB+. O Brasil deixou de ter o grau de investimento. Tem agora uma nota que corresponde ao nível ESPECULATIVO. Contudo, é óbvio que o governo não deixará de honrar seus compromissos com os credores. A S&P é a mesma que avaliava com grau máximo de segurança os títulos SUBPRIME que provocaram a grande crise financeira americana de 2007 a 2009. Ela atribuía triplo AAA aos títulos subprime. Qual nota essas agências merecem???"

E o professor Sicsú vai além: "Em fevereiro de 2015, a S&P foi obrigada a pagar multa de US$ 1,37 bilhão às autoridades americanas pelo papel nefasto que desempenhou na crise financeira dos Estados Unidos de 2008.

A agência de rating teria "enganado" investidores sobre a má qualidade dos títulos subprime, os papéis que nada valiam e que deram origem à crise. A S&P atestou nota máxima de segurança aos títulos subprime atribuindo à época, triplo AAA. Agora rebaixou a nota do Brasil de BBB- para BB+.

Certamente títulos do governo brasileiro valem o que prometem, diferentemente dos subprime."

Abraços, 
Daniel Samam

Nenhum comentário: