Impressões ao calor da hora: o lavajatismo derrotou a PEC 5, por Daniel Samam


A Globo logrou duas vitórias nos últimos 2 dias: primeiro, ajudou a retirar do relatório da CPI da Covid a pecha de genocida em Bolsonaro. Depois, a Globo entrou de cabeça na campanha contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 05/2021 e o que não faltou foi figura pública se posicionando contra a proposta que buscava enfrentar o corporativismo e a impunidade do Ministério Público, cuja autonomia sem limites causou ruptura da ordem democrática e ao próprio sistema de justiça, além de um período de exceção com a Lava Jato que, com apoio total da Globo, destruiu o setor produtivo nacional, criminalizou a política, promoveu um impeachment sem crime de responsabilidade (por isso, golpe), perseguiu e prendeu Lula, ajudando a eleger Bolsonaro.


Hoje ficou claro que o lavajatismo não é somente de direita, mas também de uma certa esquerda liberal e moralista. O lavajatismo e o bolsonarismo andam juntos. A Globo sacou isso e vai apostar em uma candidatura "crítica" de cunho lavajatista para ocupar a famigerada terceira via para no segundo turno reeditar "a escolha muito difícil".


Não se enganem, 2022 vai ser duro.

2 comentários:

  1. A proposta rejeitada não atendia o clamor democrático, mas o atual modo de operar do MP que foi adotado pela lava jato tende a gerar estragos irreparáveis. É preciso lutarmos por um código de conduta e ética para o MP, isso deve ser encarado como um instrumento de proteção da sociedade e principalmente como uma barreira contra ação nada republicana.

    ResponderExcluir
  2. É muita tramóia! Eu já estava acreditando na boa ação da Globo relatar as irregularidades do governo!!!

    ResponderExcluir