A bipolaridade política como trunfo da agenda neoliberal globista, por Cristiano Lima


A direita que sempre caminhou na contramão do povo, apoiadora e participante atuante do golpe de 2016, omissa e ao mesmo tempo operante no processo de destruição de direitos e consequentemente seu avanço em um processo  antidemocrático que vem deteriorando o  país, tenta, agora, semear e fertilizar a ideia de um extremismo polarizado entre a esquerda e o antissistêmico e apolítico Jair Bolsonaro, a serpente chocada por eles mesmo, esta direita que se auto denomina moderada.

Se colocar como alternativa de salvação desta catástrofe social e econômica, arquitetada por esta mesma direita é depreciar a memória do povo. Ora, esta direita que se apresenta já é velha conhecida do povo, provedora  da amargura do desemprego e da dispensa vazia do trabalhado. A mesma direita que no passado fechou uma das mãos ao Nordeste e abriu a outra ao capital estrangeiro, entregando nosso patrimônio através das privatizações. A mesma que, também, fechou os olhos às desigualdades sociais que cresciam nas grandes metrópoles e ignorava o êxodo rural e suas consequências.

Foi também, esta mesma direita que mudava de rosto e partido, porém  não  perdia sua característica principal  de sacrifício ao pobre, obediência e submissão ao mercado financeiro.

A mídia manipuladora, agora, mais uma vez, tenta enfiar goela abaixo de brasileiros e brasileiras a tática utilizada no passado: O extremismo, radicalismo, que foi apontado ao PT, no passado. Só  que desta vez trazem a ideia de polarização como recheio do bolo, classificando desta forma dois extremos (bolsonarianos x petistas). Como alternativa, uma mistura de Collor e FHC, o abismo neoliberal, moderado ou tendencioso à  elite!

Tão previsível como por as mãos na fogueira e se queimar, seria o resultado “moderadamente trágico” de uma escolha apontada por Globo e Companhia.

O fato é que uma campanha sorrateira, já começou, após a soltura do ex-presidente Lula, a artilharia neoliberal globista descarrega no desastre bolsonarista e no PT como  alas extremistas.

Sem nome de candidato oficial mas com estratégia anunciada e já iniciada esta caravela pretende atracar no planalto, sem duvidas se fazendo utilizar dos resquícios do injusto processo que levou Lula ao impedimento de concorrer as eleições.

Enquanto a direita tenta reerguer seus falsos heróis, nós progressistas nos levantamos contra a mentira, as fake news, que ainda congestionam as redes sociais, e certamente, se não combatidas serão ferramentas destes que caminham na contramão da soberania do Brasil.

O modo animalesco com que este governo vem atacando os direitos de trabalhadoras e trabalhadores, estudantes, instituições e aposentados tem como um dos objetivos, dentre outros, tornar o restabelecimento dos direitos trabalhistas e sociais uma tarefa árdua e morosa e quase sem esperança.

Este é  um ponto que atende a agenda neoliberal, porém o bolsonarismo vai além do neoliberalismo, é um governo que atende a interesses particulares, vaidoso e comprometido com um ideal fascista, aluado, que compromete a confiança do Brasil diante do mundo.

Por esta e outras razões devemos combater todo ataque contextualizado de mentiras destinado à  esquerda e em particular ao PT, e ao ex presidente Lula.

É  importante, sempre, lembrar o golpe, a prisão injusta de Lula e o impedimento do povo realizar seu desejo nas urnas - Lula era o principal candidato à presidência da República em 2018 e sua candidatura certamente impediria toda esta insanidade que estamos vivendo.

A luta continua!
___________________________________________________

Cristiano Lima é Educador, graduando em Geografia pela UERJ/CEDERJ e Escritor.

Nenhum comentário: